Rio Grande cede terreno para AAPECAN construir sede própria

A nova sede ficará localizada nas proximidades das ruas Jornalista Maurício Sirotsky Sobrinho e rua Altamir de Lacerda. (Foto: Divulgação)

Em meio às ações alusivas ao Outubro Rosa, o prefeito Fábio Branco (MDB) esteve na última sexta-feira (13) na Associação de Apoio a Pessoas com Câncer (AAPECAN) de Rio Grande para a assinatura da Lei N° 9.059, que trata da permissão de uso de uma área pública, localizada nas proximidades das ruas Jornalista Maurício Sirotsky Sobrinho e rua Altamir de Lacerda. O espaço futuramente irá receber as novas sedes da AAPECAN e da Loja Maçônica Almirante Tamandaré, que também esteve representada no ato.

De acordo com Branco, a ação ocorre após os representantes da Loja avaliarem que o terreno recebido seria muito maior do que o necessário. Então, por intermédio do vereador Filipe Branco (MDB), foi definida a divisão do terreno com a AAPECAN, que também já vinha dialogando com o município em busca de um espaço para a construção de uma sede própria, já que atualmente a Associação ocupa um prédio alugado. “As vezes é difícil fazer uma equação que fique boa para todos e eu tinha um compromisso com os dois. A AAPECAN faz um trabalho importantíssimo de atendimento e eu realmente gostaria de fornecer um espaço onde não tivesse essa preocupação do aluguel. A Maçonaria também presta um excelente trabalho para a sociedade e quando temos pessoas ou entidades que querem fazer o bem, acho que o poder público precisa apoiar. Então o propósito é somar esforços, porque é muito difícil resolver tudo sozinho. Entendemos o quanto era importante esse avanço, também para que pudéssemos viabilizar outra proposta importantíssima para a cidade e para a região por todo o atendimento que é prestado pela Associação”, afirma o prefeito.

Conforme o coordenador da AAPECAN Metade Sul, Fabiano Gerbaudo, ter uma sede própria para as atividades era um sonho idealizado há muito tempo. “Fica o agradecimento a todos vocês. Nós nos comprometemos junto com a equipe de Rio Grande a construir uma sede própria muito ampla, assim como estamos fazendo em Pelotas, que será muito acessível para nossos usuários. Fizemos mais de 20 reuniões para chegarmos em uma planta final sempre pensando nos usuários, desde a questão de acessibilidade até salas de atendimento e quartos. E teremos isso nessa nova sede em Rio Grande, porque nosso pensamento é sempre buscar uma melhor qualidade de vida para todos os usuários e ampliar nossos trabalhos. E isso só é possível graças à ajuda de toda a comunidade de pessoas que nos apoiam”, comenta.

Além do ato de assinatura, a sexta-feira também marcou o lançamento oficial das ações do Outubro Rosa da AAPECAN, que já estavam em andamento e a inauguração da exposição Incríveis Mulheres, que reúne fotos de 10 mulheres rio-grandinas e da região que passaram ou estão passando por tratamento de câncer de mama. “Chamamos todas essas 10 mulheres para esse lançamento. São pessoas de Santa Vitória do Palmar, São José do Norte, Chuí e também de Rio Grande, e todas elas vieram. Então fizemos uma atividade na rua, entregando lacinhos rosas e falando de prevenção, e tivemos uma abertura bem legal inclusive com violinista que tocou para elas”, conta a psicóloga da AAPECAN, Isabella Heemann.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome