A tão sonhada revitalização do Centro Histórico e do Porto Velho do Rio Grande em breve deve começar a se tornar realidade. Na manhã de terça-feira (18), o vice-prefeito Sérgio Webber esteve em Porto Alegre para assinatura do contrato de liberação de verbas do programa Avançar no Turismo. O município foi contemplado para execução da proposta “Revitalização do Porto Histórico”. O investimento total será de mais de R$ 3 milhões, sendo cerca de R$ 450 mil como contrapartida da prefeitura e o restante liberado pelo governo estadual.
Com a assinatura, Prefeitura, Portos RS e o governo do Estado começam a preparar a execução do projeto, que dará cara nova à região da rua Riachuelo, visando proporcionar à comunidade e visitantes novas oportunidades econômicas, culturais e turísticas, valorizando o contexto histórico da cidade mais antiga do estado e a sua íntima relação com as águas da Lagoa dos Patos.
O prefeito explica que toda a proposta foi desenvolvida em parceria com a Portos RS e é dividida em etapas para viabilizar sua execução. A reformulação da rua Riachuelo servirá, então, como um modelo inicial para alavancar o andamento das fases posteriores.
“Vamos começar a tirar do papel aquilo que é de responsabilidade da Prefeitura para dar início ao processo. São ações que vão qualificar a condição da rua e a mobilidade urbana, também melhorando e embelezando o Centro Histórico. Automaticamente, isso acelera o processo de implantação das outras etapas”, afirma.
Sobre a revitalização, Branco destaca que o objetivo principal é aproveitar aquilo que é uma vocação de Rio Grande, a relação com as águas. “Queremos que esse espaço possa ser transformado em local de entretenimento, de cultura, de gastronomia e, principalmente, que a comunidade se vire para as águas, que é o que temos de mais belo”, avalia.
Também é intenção do Executivo Municipal estabelecer o Porto Histórico como um dos principais pilares do desenvolvimento turístico do município. “Ele se junta aos Molhes da Barra que já foi contemplado com o projeto Iconicidades e com as ações que nós estamos planejando para o profissionalismo do turismo. Além disso, esse ano nós vamos trabalhar com um grande programa sobre a economia do mar e o turismo é um dos pilares desse processo”, comenta o prefeito.
Próximos passos
Com todos os projetos executivos já concluídos, o município agora aguarda a transferência dos valores do governo estadual para iniciar os processos de licitação para a execução das obras. A expectativa é de que os recursos sejam liberados até o final de janeiro.
O projeto
O contrato assinado trata da área denominada “setor leste” do Porto Histórico, que contempla a rua Riachuelo e região. Visando a implantação do conceito de “Rua Completa”, o projeto prevê intervenções urbanísticas para alavancar o setor econômico e potencializar o desenvolvimento turístico da cidade e região. Para isso, serão realizadas várias alterações urbanísticas para qualificar a área.
Veja alguns dos principais destaques da proposta para o local
- Novas áreas verdes e espaços de lazer e contemplação;
- Novo Calçadão;
- Implantação de nova iluminação pública;
- Tráfego em sentido único, ciclovia e acessibilidade universal;
- Bicicletário;
- Praça das velas;
- Marina pública;
- Cais do Porto Histórico
- Terminal e píer para a balsa;
- Revitalização dos armazéns para utilização como museus, praça de alimentação, áreas comerciais e espaços multiuso;
- Anfiteatro;
- Bares e restaurantes à beira da lagoa;
- Revitalização dos casarões históricos no lado oposto da rua;
- Casa do pescador;
- Estacionamentos.