A Prefeitura do Rio Grande, por meio da Secretaria Cidadania e Assistência Social (SMCAS) realizou a cerimônia da primeira formatura do “Programa Famílias Fortes”, na quarta-feira (18), no CRAS Drª Lúcia Nader, no bairro Profilurb I. O projeto tem por intuito gerar o bem-estar dos integrantes a partir do fortalecimento de seus vínculos e do desenvolvimento de habilidades parentais e sociais.
O Secretaria de Cidadania e Assistência Social (SMCAS), Evandro Silveira, destaca os objetivos do programa para essas famílias participantes. “Foi uma alegria enorme para nós realizar a formatura da primeira turma do ‘Programa Famílias Fortes’ no CRAS Dra Lúcia Nader. Foi emocionante escutar o testemunho, realizar a entrega de certificados e o mais importante disso tudo foi ver nos rostos das famílias a satisfação das mães conseguirem dialogar com seus filhos, além da questão parental com os problemas conjugais. Eles aprenderam nesse período de sete semanas como resolver os conflitos em família e como isso ajudará o adolescente a ser mais fortalecido nos seus valores e princípios”, afirma Silveira.
O programa piloto contou com a participação de seis famílias rio-grandinas, com filhos com idade entre 10 e 14 anos. O projeto visa ensinar pais e filhos a desenvolverem maneiras eficazes de comunicação e relacionamento, ajudar os pais a disciplinar e orientar seus filhos de forma eficaz, auxiliar os filhos sobre como compreender e valorizar seus pais e oferecer uma expectativa de futuro para os jovens.
A rio-grandina Gisele Simões, que participou do programa, comenta sobre como as atividades ajudaram na sua comunicação familiar. “O programa ajudou muito no meu diálogo, melhorou 90% do relacionamento com a minha família, principalmente com a minha filha Laura de 11 anos. Gostei bastante de ter participado do projeto”, diz Gisele.
Como funciona o projeto
A metodologia foi desenvolvida ao longo de sete encontros semanais. O programa tem como objetivo geral a promoção do bem-estar dos membros da família a partir do fortalecimento de seus vínculos e do desenvolvimento de habilidades parentais e sociais. Durante o intervalo entre os encontros, um lanche é oferecido para integrar as famílias.