Com o acúmulo de chuvas que resultou na elevação dos níveis de água dos rios do estado do Rio Grande do Sul, a Prefeitura do Rio Grande vêm atuando de forma ininterrupta nas atualizações em relação ao nível da água. Em suas redes sociais, em recente atualização, a Prefeitura forneceu um mapa das áreas de risco para a população, apresentando os pontos abaixo:
Zona da Lagoa: Cidade Nova, da Avenida Portugal até a Lagoa; Cohab I e II, Buchholz a partir da Visconde de Mauá até a Lagoa); Miguel de Castro Moreira (a partir da Henrique Pancada); Rheingantz e Presidente Vargas até o Saco da Mangueira; Vila Prado
Zona Central: Centro Histórico; Lar Gaúcho; Navegantes
Zona Avenida Itália: Trevo e Bernardeth
Zona Oeste Orla: São Miguel e São João; Bernardo Taveira até a Lagoa; Recreio e Profilurb; Barão de Santo ngelo até a Lagoa; Vila Maria dos Anjos
Zona Porto Novo: Vila Militar e Santa Tereza
Zona Portuária Industrial (Distrito Industrial): Barra (nova e velha) e Mangueira
Distrito das Ilhas: Ilha dos Marinheiros; Ilha do Leonídio; Ilha da Torotama e Vila da Quinta
– As zonas nas macrorregiões marcadas em vermelho são consideradas com mais riscos por serem mais próximas ao Saco da Mangueira e do Canal do Norte. Pedimos às pessoas que residem nas regiões marcadas em vermelho fiquem altamente em alerta.
– Ressaltamos que os cenários estão sujeitos à mudanças diariamente e serão divulgadas neste perfil oficial. A Prefeitura do Rio Grande está alerta e preparada para as ocorrências dos próximos níveis caso venham a ocorrer no município.
Ao fim desta publicação, também está anexada o mapa da projeção da Universidade Federal do Rio Grande para o pior cenário que o Rio Grande poderá chegar abrangendo os bairros Centro e Cidade Nova.