
*Com informações da Assessoria de Imprensa
A prefeita de Rio Grande, Darlene Pereira (PT), recebeu na segunda-feira (24), dirigentes da Cooperativa de Transportadores Autônomos Rodoviários de Cargas do município (Cootracam) e representantes da Rede Transporte, que reúne 14 cooperativas do setor regularizadas junto ao Sistema Ocergs. Secretários municipais também participaram da agenda.
O grupo apresentou à prefeita a demanda por uma área destinada ao estacionamento de caminhões das cooperativas que operam no Porto de Rio Grande. Segundo o presidente da Cootracam, Gregory Teixeira Rios, a Rede Transporte busca um local adequado para oferecer melhores condições aos motoristas durante o período em que permanecem na cidade.
“Solicitamos à prefeita a disponibilidade de uma área para implantação de um pátio de estacionamento. Hoje, muitos caminhoneiros acabam ficando em postos (de combustíveis), sem infraestrutura adequada. Um espaço específico permitiria oferecer mais conforto e segurança aos nossos cooperados enquanto realizam suas operações no município”, explicou Rios.
As cooperativas representadas atuam no transporte de grãos até o Porto e, na saída, realizam o carregamento de insumos agrícolas — principalmente fertilizantes — destinados às lavouras. Participaram da reunião cooperativas de diversas regiões do estado, como Ibirubá, Ibiraiaras, Vale do Taquari e Marau, entre outras. Todas operam regularmente e dependem diretamente da logística portuária do Rio Grande.
Rios avaliou o encontro como positivo e afirmou que a prefeita tem sido receptiva ao setor. “Foi uma agenda excelente. A prefeita sempre se mostrou entusiasta do cooperativismo e é uma apoiadora dos projetos da nossa cooperativa. Temos plena confiança de que avançaremos também nesse pleito”, concluiu.
A Prefeitura informou que seguirá dialogando com as cooperativas para avaliar alternativas e a viabilidade técnica para a destinação do espaço solicitado.



