Pescadores artesanais de Rio Grande acessam recurso via Feaper

Os 19 contratos assinados e entregues para os pescadores se referem às inscrições realizadas em 2022. (Foto: Rogério Silveira da Emater/RS-Ascar)

Nesta semana, após o volume das águas da Lagoa dos Patos baixar e, assim, permitir o deslocamento dos pescadores beneficiários do Programa de Apoio e Desenvolvimento da Agricultura Familiar para Aquisição de Equipamentos e Insumos da Ilha da Torotama até a sede do município de Rio Grande para realização da assinatura dos contratos de abertura de crédito, através de recursos do Fundo Estadual de Apoio aos Pequenos Estabelecimentos Rurais (Feaper).

Os 19 contratos assinados e entregues para os pescadores se referem às inscrições realizadas em 2022 e têm seus nomes aprovados em ata, através do Conselho Municipal de Desenvolvimento da Agricultura, Pesca, Micro e Pequena Empresa (Comaperg), e encaminhado à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR), com a qual a Emater/RS-Ascar é vinculada.

Os valores dos projetos são de R$ 5 mil para cada beneficiário, sendo que deste total eles pagarão 20% daqui a um ano (tendo um rebate de 80%). De acordo com a extensionista rural Viviane Dutra, a maioria dos projetos foi para aquisição de equipamentos e materiais para pesca, ressaltando que o volume de projetos representará R$ 250 mil para o município. Dessa forma, o programa é uma das principais ferramentas de financiamento das políticas públicas de fomento para a agricultura familiar, o que também favorece a pesca artesanal.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome