As discussões para viabilizar a instalação de uma usina termelétrica no município de Rio Grande foram retomadas em reunião na manhã desta terça-feira (29). Após a Aneel rejeitar a possibilidade de reverter a cassação da outorga em junho deste ano, as tratativas por um novo projeto capaz de suprir a demanda por gás natural no Estado foram ganhando força.
O encontro foi promovido pelo secretário estadual de Meio Ambiente e Infraestrutura, Artur Lemos Júnior, e contou com a participação do prefeito eleito, Fábio Branco (MDB), além de entidades empresariais. Na ocasião, Lemos Jr. se encarregou de apresentar as oportunidades do empreendimento, bem como as expectativas para expansão dos negócios no setor de energias para o Rio Grande do Sul a um grupo de investidores e interessados.
O objetivo é deixar o projeto apto para participar do leilão de energia da Aneel a partir do próximo ano. “Também temos acompanhado a tramitação do Novo Marco do Gás, que na prática possibilitaria celeridade a esse processo”, reforçou Fábio.
O prefeito eleito faz menção ao novo marco regulatório do gás, aprovado pelo Senado em 10 de dezembro. Pela proposta, a construção de gasodutos poderá ser feita mediante autorização da Agência Nacional de Petróleo (ANP), dispensando leilões de concessão.
“Como prefeito, quero seguir empenhado em trazer esse investimento para a nossa cidade, bem como em promover um ambiente de negócios favorável às futuras oportunidades. O Governo do Estado tem se dedicado nesse objetivo, e por isso vamos atuar para fortalecer essa parceria”, comentou Fábio.