Equipe de robótica da Furg conquista o primeiro lugar no Campeonato Brasileiro de Robótica

Sigla para Domestic Robotic Intelligent System, ou Sistema Inteligente Robótico Doméstico, Doris foi projetada e desenvolvida pela equipe de Robótica da Universidade do Rio Grande (Furg) com parceria da Universidade de Santa Maria. (Foto: Divulgação)

A equipe de robótica da Universidade Federal do Rio Grande (Furg) (FBOT) participou, na última semana, na Competição Brasileira de Robótica (CBR) 2022 no campus do Centro Universitário FEI, em São Bernardo do Campo.

A competição estava ocorrendo de forma remota desde o início da pandemia da Covid-19, mas este ano voltou a ser realizado presencialmente. A disputa ocorreu entre os dias 17 e 22 de outubro, e a FBOT disputou a categoria de robôs domésticos com DoRIS (Domestic Robotic Intelligent System em inglês, ou Sistema Inteligente Robótico Doméstico), que também participou do Campeonato Mundial de Robótica na Tailândia, conquistando o 3º lugar.

De acordo com o integrante da FBOT e estudante de Engenharia de Automação, Jardel Dyonísio, participar de uma competição deste nível é um desafio enorme, pois sempre há pessoas novas trabalhando em cada projeto.

“Desde que voltamos do mundial, trabalhamos diariamente organizando nossa equipe para que cada um fizesse uma etapa do projeto final. Fomos para a competição confiantes e, com esta conquista, prospectamos melhores resultados para a equipe em um possível campeonato mundial, no ano que vem”.

Dyonísio relatou ainda o sentimento de orgulho que a FBOT sente com esta vitória, por saber da dedicação dos integrantes para o sucesso do projeto. “Este sucesso é resultado do trabalho em grupo, com ajuda dos professores, da universidade, da empresa POATEK e da Prefeitura Municipal que se disponibilizou a prestar todo o apoio possível a nós”, ressalta.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome