Durante a programação da 287ª Festa de São Pedro, que aconteceu no Largo Dr. Pio, em Rio Grande, no sábado (24), a Emater/RS-Ascar, juntamente com a Secretaria Municipal da Pesca, Agricultura e Cooperativismo e a Colônia de Pescadores Z1, promoveu um desfile com as Redeiras Extremo Sul, de Pelotas, uma associação composta por artesãs da Colônia de Pescadores Z3, que comercializam seus produtos pelas mídias, em feiras nacionais e na Banca de Artesanato do Mercado Público em Pelotas.
O grupo Redeiras contou com apoio da Prefeitura de Pelotas para o deslocamento. As pescadoras que integram este grupo confeccionam peças de vestuário e biojóias a partir de redes de pesca e escamas. A ideia, de acordo com a extensionista rural social Viviane Dutra, de Rio Grande, foi “divulgar esse trabalho magnífico que engloba a pesca artesanal, como também fortalece a sustentabilidade e a geração de renda”. Segundo ela, o desfile atingiu as expectativas, pois despertou o interesse das pessoas pelas peças sustentáveis.
A assistente técnica Regional Social de Pesca Artesanal, Regina Medeiros, ressalta a importância do trabalho realizado pelas pescadoras no aproveitamento de redes, que estavam à deriva e ou descartadas diretamente no meio ambiente. Com este trabalho, elas estão executando ações que promovem a limpeza das praias e do próprio ambiente e ainda possibilita uma nova fonte de renda para as famílias envolvidas.
A programação da Festa de São Pedro segue até a quinta-feira (29), com realização de missas diárias, procissão, artesanato, apresentações artísticas, culturais e a gastronomia típica, com a culinária produzida pelos pescadores, como a deliciosa “Anchova assada”.
A Emater/RS-Ascar está com um espaço institucional no local, distribuindo diversos materiais técnicos e participando da Campanha Estadual do Agasalho, com arrecadação de roupas, calçados, cobertores e alimentos não perecíveis.