Nesta semana, um dos principais assuntos no Brasil é o início da campanha de vacinação contra o coronavírus. Em Jaguarão, o prefeito Fávio Telis e o vice-prefeito Rogério Cruz foram entrevistados em uma rádio local para prestar os devidos esclarecimentos.
Segundo o prefeito, o município está em condições de receber e acondicionar doses para toda a população de uma só vez. “Sabemos que as doses chegarão fracionadas, mas nós preparamos para receber cerca de 30 mil doses, pois contamos com 10 câmaras conservadoras, com capacidade para 3 mil doses cada”, disse.
Já o vice-prefeito, que no ano passado, além de ter sido secretário de Saúde, coordenou o Comitê de Crise do Covid-19, ressaltou que, os investimentos na área da saúde tiveram prioridade para as questões da pandemia. “Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) já haviam sido dotadas de câmaras conservadoras em 2018 e no ano passado adquirimos mais três câmaras para atender a demanda da pandemia da Covid-19”, disse.
Cruz ainda diz que o município está estruturalmente pronto, com uma equipe altamente capacitada para a aplicação da vacina.
Segundo dados da Secretaria de Saúde, Jaguarão receberá cerca de 200 doses. “Atualmente, possuímos cerca de 400 profissionais da saúde. Iremos priorizar o pessoal que está na linha de frente ao combate da Covid-19, os que trabalham no Centro de Triagem, em seguida os profissionais das UBSs e Santa Casa”, explicou a secretária de Saúde, Gilcelli Machado.
Os imunizantes tem previsão de chegada ao município ainda no dia de hoje.