O desenvolvimento de diretrizes clínico-assistenciais para o processo de atendimento em saúde é essencial para uma melhor qualidade e para a padronização de rotinas médicas. Além disso, a uniformização de procedimentos pode aperfeiçoar os cuidados de saúde e aos pacientes e melhorar a alocação de recursos na área.
Visando a capacitação de profissionais como forma de disseminar o conhecimento e gerar recomendações para uma melhor qualidade do sistema, o Hospital Moinhos de Vento oferece, em parceria com o Ministério da Saúde, dois cursos gratuitos de capacitação: curso básico para desenvolvimento de diretrizes clínico-assistenciais; e Sistema Grade – graduação da certeza da evidência.
“Os cursos têm o objetivo de divulgar a temática de elaboração de diretrizes clínicas e capacitar os profissionais de saúde para a criação de novos documentos, com foco especial em diretrizes para o Ministério da Saúde”, destaca Verônica Colpani, liderança do PROADI-SUS no Hospital Moinhos de Vento.
O primeiro curso, sobre o desenvolvimento de diretrizes clínico-assistenciais, tem o intuito de capacitar os profissionais de saúde a compreender o panorama nessa temática no Brasil e avaliar criticamente os processos, além de desenvolver e aperfeiçoar as diretrizes existentes, incluindo Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas (PCDT). O público-alvo são profissionais de saúde interessados no tema, especialmente metodologistas, acadêmicos, quem atua na Avaliação de Tecnologias em Saúde (ATS), gestores e público científico que se relaciona com a área.
O curso de Sistema Grade tem como objetivo apresentar a importância dessa ferramenta para análise da certeza da evidência em diretrizes, abordando as revisões sistemáticas e avaliações tecnológicas em saúde para a tomada de decisão, além de transpor as informações contidas em revisões sistemáticas para as tabelas de sumário das evidências e perfil das evidências. A capacitação é direcionada aos profissionais da área, especialmente metodologistas, acadêmicos, profissionais que trabalham com a temática de diretrizes e ATS, gestores e público científico.
Os cursos são gratuitos e possuem carga horária de 20 horas. Ambos ficam disponíveis até 2023 e são auto instrucionais, sem o acompanhamento de um tutor.