Hospitais da Rede Ebserh do Rio Grande do Sul apresentam propostas ao orçamento de 2025 na Assembleia Legislativa

Os valores destinados ao orçamento do Estado do RS em 2025 giram em torno de R$ 550 milhões. (Foto: Divulgação)

Na última segunda-feira (4), uma comitiva composta pelos gestores dos três hospitais da Rede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Rede Ebserh) no Rio Grande do Sul – Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas (HE-UFPel), Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr., da Universidade Federal de Rio Grande (HU-Furg) e Hospital Universitário de Santa Maria, da Universidade Federal de Santa Maria (HUSM-UFSM) –, participou de reunião na Assembleia Legislativa do Estado (ALRS), em Porto Alegre.

Representando as instituições, estavam: pela UFPel, a reitora eleita, Úrsula Rosa da Silva e o chefe de gabinete, Rafael Eicholz Rutz; pelo HUSM, o superintendente Humberto Moreira Palma e a chefe do Setor de Governança e Estratégia, Laura Quoos Dotto; pelo HU-Furg, a superintendente Sandra Crippa Brandão; pelo HE-UFPel o gerente Administrativo Eduardo Palma, o Gerente de Ensino e Pesquisa Tiago Collares, o chefe Setor de Governança e Estratégia Mauro Calderipe e a administradora Mauren Wenske. Representando a Ebserh, a chefe do Setor da Assessoria Parlamentar, Andressa Brito, e a Assessora da Vice-presidência, Flaviana Maribondo Gonçalves.

A reunião da Bancada Federal Gaúcha sobre o Orçamento 2025 foi realizada no Espaço da Convergência Deputado Adão Pretto, na ALRS, e tinha o objetivo de acolher as demandas das entidades e instituições de saúde no estado para a composição do Orçamento 2025, que gira em torno de 550 milhões. O encontro foi conduzido pelo coordenador da bancada, deputado federal Dionilso Marcon (PT), com a presença de diversos representantes de hospitais gaúchos, dos deputados federais Tenente-Coronel Zucco (PL), Alceu Moreira (MDB), Franciane Bayer (REP), Pedro Westphalen (PP), Lucas Redecker (PSDB), Alexandre Lindenmeyer (PT), Reginete Bispo (PT), e do senador suplente Coronel Andreuzza (REP), assim como o deputado estadual Issur Koch (PP), e representantes de parlamentares federais e estaduais.

O projeto apresentado visa a indicação unificada dos investimentos necessários para renovação e ampliação do parque tecnológico e infraestrutura física dos três hospitais vinculados à Rede Ebserh no Rio Grande do Sul, como uma ação prioritária para recebimento de valores de Emenda de Bancada.

“Nossos hospitais são 100% SUS e, em conjunto, servem de referência para atendimentos de média e alta complexidade para um total de103 municípios, que representam uma população de 2,5 milhões de pessoas”, reforçou o gerente administrativo Eduardo Moreira Palma. “A iniciativa foi muito importante para que os três hospitais, que juntos representam a maior estrutura de saúde das regiões centro-sul do estado, pudessem apresentar o projeto para manutenção e as melhorias necessárias para que esses hospitais continuem oferecendo um atendimento de excelência à população”, afirmou.

Tiago Collares, gerente de Ensino e Pesquisa do HE-UFPel, enfatizou que o evento representou uma grande conquista para os hospitais da Rede Ebserh: “Foi uma oportunidade única de aproximar os três hospitais em um contexto coletivo, multidisciplinar e inovador. Estamos falando de renovação de parque tecnológico, algo fundamental não só para a assistência à saúde, mas também para o ensino e a pesquisa”. Para o gerente, a atualização dos equipamentos é essencial para que os Hospitais possam manter a qualidade do atendimento e garantir que as equipes de profissionais possam desenvolver seus trabalhos de forma mais eficiente.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome