Na última segunda-feira (4), uma comitiva composta pelos gestores dos três hospitais da Rede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Rede Ebserh) no Rio Grande do Sul – Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas (HE-UFPel), Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr., da Universidade Federal de Rio Grande (HU-Furg) e Hospital Universitário de Santa Maria, da Universidade Federal de Santa Maria (HUSM-UFSM) –, participou de reunião na Assembleia Legislativa do Estado (ALRS), em Porto Alegre.
Representando as instituições, estavam: pela UFPel, a reitora eleita, Úrsula Rosa da Silva e o chefe de gabinete, Rafael Eicholz Rutz; pelo HUSM, o superintendente Humberto Moreira Palma e a chefe do Setor de Governança e Estratégia, Laura Quoos Dotto; pelo HU-Furg, a superintendente Sandra Crippa Brandão; pelo HE-UFPel o gerente Administrativo Eduardo Palma, o Gerente de Ensino e Pesquisa Tiago Collares, o chefe Setor de Governança e Estratégia Mauro Calderipe e a administradora Mauren Wenske. Representando a Ebserh, a chefe do Setor da Assessoria Parlamentar, Andressa Brito, e a Assessora da Vice-presidência, Flaviana Maribondo Gonçalves.
A reunião da Bancada Federal Gaúcha sobre o Orçamento 2025 foi realizada no Espaço da Convergência Deputado Adão Pretto, na ALRS, e tinha o objetivo de acolher as demandas das entidades e instituições de saúde no estado para a composição do Orçamento 2025, que gira em torno de 550 milhões. O encontro foi conduzido pelo coordenador da bancada, deputado federal Dionilso Marcon (PT), com a presença de diversos representantes de hospitais gaúchos, dos deputados federais Tenente-Coronel Zucco (PL), Alceu Moreira (MDB), Franciane Bayer (REP), Pedro Westphalen (PP), Lucas Redecker (PSDB), Alexandre Lindenmeyer (PT), Reginete Bispo (PT), e do senador suplente Coronel Andreuzza (REP), assim como o deputado estadual Issur Koch (PP), e representantes de parlamentares federais e estaduais.
O projeto apresentado visa a indicação unificada dos investimentos necessários para renovação e ampliação do parque tecnológico e infraestrutura física dos três hospitais vinculados à Rede Ebserh no Rio Grande do Sul, como uma ação prioritária para recebimento de valores de Emenda de Bancada.
“Nossos hospitais são 100% SUS e, em conjunto, servem de referência para atendimentos de média e alta complexidade para um total de103 municípios, que representam uma população de 2,5 milhões de pessoas”, reforçou o gerente administrativo Eduardo Moreira Palma. “A iniciativa foi muito importante para que os três hospitais, que juntos representam a maior estrutura de saúde das regiões centro-sul do estado, pudessem apresentar o projeto para manutenção e as melhorias necessárias para que esses hospitais continuem oferecendo um atendimento de excelência à população”, afirmou.
Tiago Collares, gerente de Ensino e Pesquisa do HE-UFPel, enfatizou que o evento representou uma grande conquista para os hospitais da Rede Ebserh: “Foi uma oportunidade única de aproximar os três hospitais em um contexto coletivo, multidisciplinar e inovador. Estamos falando de renovação de parque tecnológico, algo fundamental não só para a assistência à saúde, mas também para o ensino e a pesquisa”. Para o gerente, a atualização dos equipamentos é essencial para que os Hospitais possam manter a qualidade do atendimento e garantir que as equipes de profissionais possam desenvolver seus trabalhos de forma mais eficiente.