Estado recebe 165 mil doses de vacina bivalente contra covid

A previsão é de que as 165 mil doses sejam distribuídas aos municípios nesta semana. (Foto: Itamar Aguiar/Ascom SES)

A Secretaria da Saúde (SES) recebeu um lote de 165 mil doses de vacinas bivalentes contra a Covid-19 no sábado (4). A previsão é de que elas sejam distribuídas aos municípios nesta semana. Nesta etapa, o público prioritário é formado pelas pessoas com 70 anos ou mais, pessoas vivendo em instituições de longa permanência (abrigados e os trabalhadores dessas instituições), imunocomprometidos e comunidades indígenas, ribeirinhas e quilombolas.

A dose bivalente é uma versão atualizada da vacina usada na campanha de vacinação iniciada em 2021 (monovalente). Ela foi elaborada com base na variante original do coronavírus (o SARS-CoV-2) e na variante Ômicron, que é atualmente a de maior circulação.

Para receber essa dose, a pessoa precisa ter concluído, pelo menos, o esquema primário da vacinação contra covid-19, composto pelas duas primeiras doses ou dose única. A última dose recebida deve ter sido feita há, pelo menos, quatro meses.

O atendimento ao grupo prioritário da fase 1 ocorre de forma escalonada nos municípios, conforme a disponibilidade de doses em cada cidade. Foram distribuídas cerca de 356 mil doses até o momento. Ao todo, o público estimado para essa primeira etapa no Rio Grande do Sul é de 1,2 milhão de pessoas.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome