Dia Mundial da Higienização das Mãos: entenda a importância do procedimento mesmo no pós-pandemia 

Higienização das mãos é importante para evitar a contaminação por vírus e bactérias. (Foto: Istock)

O dia 5 de maio é conhecido como o Dia Mundial da Higienização das Mãos, tema importante que deve ser feito de forma correta para evitar a proliferação de vírus e bactérias responsáveis pela transmissão de doenças. Na pandemia de Covid-19, foi uma das ações mais recomendadas com objetivo de evitar a disseminação do vírus.

Segundo a enfermeira, orientadora de Educação Profissional e coordenadora do curso Técnico em Enfermagem do Senac Pelotas, Marjoriê da Costa Mendieta, é importante ter uma data sobre o assunto para trazer maior visibilidade a esta temática. “Apesar de tão falado sobre a higienização das mãos nos últimos anos, diante da pandemia de Covid-19, a correta higienização das mãos é pauta há muito tempo pelo fato de que pode evitar a transmissão de muitas doenças se adequadamente realizada”, comenta.

Entre a importância da boa higienização das mãos, de acordo com a enfermeira, está a redução significativa da incidência de doenças, especialmente se tratando de profissionais de saúde que possuem contato constante com muitas pessoas e, por consequência, os mais diversos microrganismos. “A falta dela pode ocasionar doenças. Podemos citar gripe, resfriado, gastroenterites, rotavírus, conjuntivite, hepatite A, entre outras”, destaca.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) possui recomendação padrão para o procedimento: 

  1. Abra a torneira e molhe as mãos, evitando encostar na pia.
  2. Aplique na palma da mão quantidade suficiente de sabonete líquido para cobrir todas as superfícies das mãos (seguir a quantidade recomendada pelo fabricante).
  3. Ensaboe as palmas das mãos, friccionando-as entre si.
  4. Esfregue a palma da mão direita contra o dorso da mão esquerda (e vice-versa) entrelaçando os dedos.
  5. Entrelace os dedos e friccione os espaços interdigitais.
  6. Esfregue o dorso dos dedos de uma mão com a palma da mão oposta (e vice-versa), segurando os dedos, com movimento de vai e vem.
  7. Esfregue o polegar direito, com o auxílio da palma da mão esquerda (e vice-versa), utilizando movimento circular.
  8. Friccione as polpas digitais e unhas da mão esquerda contra a palma da mão direita, fechada em concha (e vice-versa), fazendo movimento circular.
  9. Esfregue o punho esquerdo, com o auxílio da palma da mão direita (e vice-versa), utilizando movimento circular.
  10. Enxágue as mãos, retirando os resíduos de sabonete. Evite contato direto das mãos ensaboadas com a torneira.
  11. Seque as mãos com papel-toalha descartável, iniciando pelas mãos e seguindo pelos punhos.

Especificamente para os profissionais da área da saúde, a docente recomenda cinco momentos ideais para a higienização das mãos: “Antes do contato com o paciente/cliente; antes de procedimentos no paciente/cliente; após risco de exposição a fluidos corporais; após o contato com o paciente/cliente; e depois do contato com áreas próximas ao paciente/cliente”.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome