Comitê R21 recomenda retorno do uso de máscaras em ambientes escolares na Zona Sul

A decisão foi tomada em reunião do Comitê com a participação de epidemiologistas da 3ª Coordenadoria Regional de Saúde. (Foto: Divulgação)

O Comitê Técnico Regional de Enfrentamento à Pandemia na Zona Sul (R21) emitiu, nesta quinta-feira (9), uma Nota Técnica recomendando o retorno do uso de máscaras em estabelecimentos de ensino. O Comitê sugere às 22 prefeituras a edição de decretos para normatizar a exigência.

A decisão foi tomada em reunião do Comitê com a participação de epidemiologistas da 3ª Coordenadoria Regional de Saúde que mostraram gráficos ascendentes em números de contaminações e ocupação de leitos hospitalares, tanto em enfermarias como UTI’s em esgotamento.

A coordenadora do Comitê, Roberta Paganini, também destaca a importância do fortalecimento de ações dentro das Secretarias Municipais de Saúde, com apoio do Gabinete Executivo, para o aumento da imunização da população. “O Comitê também está recomendando a promoção de campanhas em redes sociais, veículos de comunicação e treinamentos com os agentes de saúde para que esses profissionais ajudem a propagar a mensagem sobre a importância da vacinação, tendo como foco, a segunda dose das crianças e o segundo reforço (4ª dose) para os cidadãos com mais de 50 anos”, disse.

A região R 21 tornou facultativo o uso de máscaras de prevenção contra a Covid-19 em vias públicas ou em espaços públicos ou privados, ao ar livre ou em ambientes fechados em 28 de abril, acompanhando o decreto estadual, quando o Gabinete de Crise anunciou estabilidade dos indicadores de monitoramento da Covid-19 no RS, com sete semanas seguidas sem emissão de Avisos ou Alertas no Sistema 3As de Monitoramento. No entanto, os casos aumentaram e a R21 vem recebendo Avisos há três semanas seguidas.

 

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome