Ao todo, 16 municípios da Zona Sul poderão seguir protocolos da bandeira laranja

Foto: Divulgação

Na nona rodada do modelo de Distanciamento Controlado do governo do Estado, a Região de Pelotas apresentou piora em três indicadores de propagação da Covid-19. A aceleração da propagação repercutiu também sobre os indicadores de capacidade de atendimento, o que fez entrar pela primeira vez em bandeira vermelha (risco alto).

A macrorregião tem população estimada em 871.041, integrando 22 municípios do estado gaúcho. Conforme boletim preliminar, desses, 16 cidades são passíveis de adotar a bandeira laranja (risco médio), por meio de regulamento próprio. A Regra 0-0 enquadra municípios que integram a área com bandeira vermelha, mas que não tiveram registros de hospitalização e óbito por Covid-19 de morador nos 14 dias anteriores ao levantamento.

Na Zona Sul, de acordo com o boletim preliminar, as cidades que podem adotar a bandeira laranja são: Amaral Ferrador, Arroio do Padre, Arroio Grande, Capão do Leão, Cerrito, Chuí, Cristal, Herval, Jaguarão, Morro Redondo, Pedras Altas, Pedro Osório, Pinheiro Machado, Santa Vitória do Palmar, Santana da Boa Vista e Turuçu.

Com isso, os municípios de Canguçu, Pelotas, Piratini, Rio Grande, São José do Norte e São Lourenço do Sul devem seguir o protocolo referente à bandeira vermelha, como o fechamento de serviços não essenciais até o dia 13 de julho.

Pedido para recorrer à decisão
O único município que recorreu a decisão do Estado foi Canguçu, para permanecer com as restrições da bandeira laranja. O pedido é baseado na situação que a cidade registrou o segundo óbito em 22 de junho, completando 14 dias antes da aplicação definitiva da nona rodada. Ainda, a cidade buscou demonstrar que possui capacidade de atendimento referente ao sistema de saúde.

Em vídeo publicado na sexta-feira (3) em rede social, o prefeito Vinícius Pegoraro (MDB), alegou que a Prefeitura “dentro de sua competência, estará sempre agindo na busca do melhor entendimento para Canguçu”.

A decisão do governo do Estado será anunciada na segunda-feira (6) à tarde e o decreto passará a valer na terça-feira (7).

*Matéria atualizada às 14h05 do dia 5 de julho de 2020.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome