Ineesol participa de mais uma edição da Expointer com foco na agricultura familiar

Ineesol irá interagir com visitantes, apresentar suas atividades, fornecer informações sobre políticas públicas para a agricultura familiar e divulgar as ações desenvolvidas pela FURG. (Foto: Gustavo Mansur/Palácio Piratini)

A Incubadora de Empreendimentos de Economia Solidária (Ineesol) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) participará, através do projeto de extensão “Feiras da Agricultura Familiar – Processos Associativos para o Fortalecimento da Pequena Produção”, da 47ª Exposição Internacional de Animais, Máquinas, Implementos e Produtos Agropecuários (Expointer), que acontecerá de 24 de agosto a 1 de setembro no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, km 257 da BR-116 (via lateral). A Ineesol é um programa integrado ao Laboratório Interdisciplinar Mapeamento em Ambientes, Resistência, Sociedade e Solidariedade (MARéSS) e atua nos campi de São Lourenço do Sul e Santo Antônio da Patrulha.

Durante o evento, a Ineesol estará no espaço do Sindicato das Indústrias de Máquinas e Implementos Agrícolas no Rio Grande do Sul (Simers), no estande do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA). A equipe da incubadora promoverá a interação com os visitantes, apresentando suas atividades e auxiliando na divulgação e esclarecimentos sobre o acesso a políticas públicas de apoio aos agricultores familiares, com foco na melhoria dos processos produtivos e na comercialização.

“Este projeto começou em 2023, com ações iniciais voltadas ao apoio à instalação do Pavilhão da Agricultura Familiar. Desde então, pelo menos nove feiras foram realizadas com a participação da Ineesol, consolidando-se como um espaço para divulgar também as ações desenvolvidas pela FURG, incluindo nossos campi e cursos. Ao longo das feiras, temos sistematizado um levantamento socioeconômico dos expositores, o que contribui para o desenvolvimento e aprimoramento de políticas públicas para o setor e para a articulação de importantes relações para sua efetiva implementação”, afirmou Cristiane Costa, professora responsável pela comunicação, editoria e divulgação, e por coordenar as atividades da Ineesol na região de Santo Antônio da Patrulha.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome