Com a proximidade da 47ª Expointer, a Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC) programou para esta sexta-feira (2) o lançamento do Freio de Ouro 2024. Será em um momento de confraternização, a partir das 19h, durante a realização da Classificatória Aberta, na pista do Cavalo Crioulo, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, na região metropolitana de Porto Alegre.
Conforme o presidente da entidade, César Hax, este é o momento de consolidar o “Freio de Ouro Patrimônio Cultural”. “Estivemos reunidos para alinhar os detalhes de um novo projeto de incentivo à cultura para a Grande Final do Freio de Ouro 2024”, disse o presidente. Os detalhes, ele mantém sigilo, pois serão apresentados durante o lançamento e, para tal, estão sendo convidados associados, usuários e admiradores da raça.
Estiveram presentes no encontro em Brasília (DF), no Ministério da Cultura, o vice-presidente de Exposições e Modalidades Seletivas, André Luiz Narciso Rosa, o vice-presidente de Comunicação e Relações Comerciais, Filipe Silveira Pavei, e o conselheiro fiscal Carlos Souza Júnior. O Cavalo Crioulo tem duas das suas mais importantes provas reconhecidas como manifestação da cultura nacional: Freio de Ouro (Lei Nº 14.204) e a Marcha da Resistência do Cavalo Crioulo (Lei 14.392/2022).