Com o objetivo de promover a valorização do artesanato em lã ovina, estimular a produção de peças, favorecer e reconhecer as atividades desenvolvidas em casa neste período de pandemia e quarentena – importante medida preventiva ao coronavírus -, a Emater/RS-Ascar, em parceria com a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), realiza o 1º Concurso Virtual de Artesanato em Lã Ovina. As inscrições para a primeira etapa municipal e/ou microrregional vão até dia 30 de junho.
A promoção é dos escritórios regionais de Pelotas e Bagé, mas os artesãos de outras cinco regiões (Caxias do Sul, Lajeado, Porto Alegre, Santa Maria e Santa Rosa) assistidos pela Emater/RS-Ascar ou que tenham carteira de artesão expedida pela Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS) também podem participar. As inscrições, que são gratuitas e devem ser feitas nos escritórios municipais da Emater/RS-Ascar das regiões participantes (até mesmo por e-mail e whatsapp), de cada etapa são eliminatórias. “As peças devem ser sempre inéditas. Não serão aceitas peças já avaliadas em etapas anteriores”, explicou a extensionista Ivanir Argenta.
A divulgação dos classificados na primeira etapa, as inscrições e julgamento para a segunda etapa ocorrerão até 30 de setembro. A inscrição e julgamento da etapa estadual ocorrerão até 20 de novembro. As inscrições para cada etapa e divulgação dos classificados e vencedores serão divulgados nas mídias sociais. A comissão julgadora será composta por um número ímpar de convidados e representantes de entidades municipais e da própria Emater/RS-Ascar.
Somente serão aceitas peças confeccionadas com lã crua ovina, com qualquer técnica de produção, nas seguintes modalidades: 1) acessórios (bolsas, cintos, colares, brincos e pulseiras); 2) mantas (qualquer tamanho); 3) xergão (de no mínimo 70cm a no máximo 90cm); 4) poncho; 5) colete; 6) blusão e 7) casaco. A peça mais bonita de cada modalidade será a vencedora e o artesão dela receberá um certificado.