Emater/RS-Ascar apresenta oportunidades através do cooperativismo e associativismo no Pavilhão da Agricultura Familiar na Expointer

(Foto: Divulgação)

A Unidade de Cooperativismo (UCP) da Emater/RS-Ascar está presente na 47ª Expointer, no interior do Pavilhão da Agricultura Familiar, apresentando ao público visitante o trabalho realizado pela Instituição no âmbito do associativismo e cooperativismo por meio da exposição de banners, com possibilidade de conversar com os técnicos responsáveis, na busca de orientações e assessoramento para a implantação de associações ou cooperativas.

O extensionista rural da Emater/RS-Ascar Marcelo Cotrim explica que os profissionais fazem o acompanhamento das cooperativas que estão comercializando no Pavilhão através de suas agroindústrias e também atendem ao público em geral, repassando informações a respeito do cooperativismo e associativismo rural. “Nós também fazemos parte do trabalho junto às entidades responsáveis pelas compras institucionais, que ocorre através de políticas públicas como o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA)”, acrescenta.

Cotrim ressalta que o espaço tem a intenção de mostrar, de forma direta, como funciona o cooperativismo na agricultura familiar, que é um pouco diferente do modelo dos demais segmentos, devido ao público específico trabalhado pela Emater/RS-Ascar. “Além de ser diferente, o mercado que esse público comercializa é especificamente o mercado institucional”, completa. Cotrim, explica que às vezes o público que visita a Expointer não conhece esses detalhes, por isso a importância de mostrar como os produtos da agricultura familiar podem fazer parte da rotina de escolas, hospitais e órgãos públicos e a relevância deste tipo de mercado para o incremento da renda das propriedades.

Na terça-feira (27), ocorreu o Seminário sobre Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar para Órgão Público, no auditório da Organização das Cooperativas do estado do Rio Grande do Sul (Ocergs) na Expointer. O evento foi promovido pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), por meio da Superintendência Federal de Desenvolvimento Agrário do Rio Grande do Sul (SFDA/RS), Emater/RS-Ascar, Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), entre outros parceiros, com o objetivo de trazer informações a respeito da temática, buscando fortalecer a modalidade de compra institucional por meio do PAA, que estabelece a todos os órgãos federais a obrigatoriedade da compra de produtos da agricultura familiar.

“Existem várias instituições que podem fazer parte deste trabalho, comprando alimentos diretamente das cooperativas, que é a união dos produtores, adquirindo assim um alimento de qualidade de seus municípios, valorizando a produção local”, ressaltou a presidente da Emater/RS, Mara Helena Saalfeld. Para ela, essas ações são muito importantes, pois os recursos investidos permanecem no município, geram renda para o local e empoderam o produtor, fortalecendo o trabalho e garantindo qualidade de vida.

Estiveram presentes ainda, representando a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), o diretor do Departamento de Ações Integradas, Alexandre Batista Scheifler; Eduardo Pagot, representando o MDA; o presidente da Conab, Edegar Pretto; e o superintendente do SFDA/RS, Milton Luiz Bernardes Ferreira; entre outras autoridades.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome