Na quarta-feira (30), os associados da Cooperativa Sul-Rio-Grandense de Laticínios (Cosulati) participaram da Assembleia Geral Extraordinária para apreciação de contas e atividades do exercício 2019, conforme exigência prevista na Lei nº 14.030/20, que teve prorrogação de prazo, de março para setembro, em função da pandemia de coronavírus.
Os relatórios foram apresentados no Galpão Crioulo da Afuco (Associação dos Funcionários da Cosulati), localizada junto à Fábrica em Capão do Leão. O encontro aconteceu de forma presencial, visto a impossibilidade técnica para a realização virtual, uma vez que boa parte da zona rural tem limitação de acesso ao sinal de internet. Um protocolo com medidas sanitárias foi ajustado com a Vigilância Epidemiológica da Prefeitura de Capão do Leão, como distanciamento, aferição de temperatura, uso de máscaras, acesso aos sanitários e teto máximo de público.
Aprovados por ampla maioria, o Balanço Contábil 2019 e Relatório de Gestão, apresentados pela contadora Janice Lima, Demonstrativo de Resultados do Exercício e Parecer dos Auditores Independentes, relatados pelo auditor Antonio Paulo Nigro, parecer do Conselho Fiscal, emitido pelos conselheiros Darli Kutter e Jader Kickofel e o Relatório de Atividades do Período de 1º de outubro de 2019 a 31 de março de 2020.
Segundo o parecer do auditor, da Nigro Auditores & Consultores, o período 2018-2019 foi de uma significativa redução dos custos fixos da cooperativa.
O diretor administrativo da Cosulati, Almir Mendonça, enfatizou parte das negociações e projetos que estão em andamento, como a própria adesão ao Programa de Revitalização das Cooperativas do RS (Recoop/RS), e o retorno da cooperativa ao mercado internacional.
A primeira venda ao exterior desta nova era, é de sete containeres de composto lácteo para a República do Congo, com o embarque da remessa inicial no dia 20 de outubro, e as demais até o fim do mês de novembro.
Para Mendonça, o ambiente de negatividade instalado na cooperativa desde o início da autoliquidação começa a mudar “temos a certeza que na assembleia do ano que vem, os números serão bem mais positivos”, afirmou o diretor.
Nova conselheira
Para preencher a vacância que ocorreu no Conselho Fiscal da Cosulati, foi eleita pela Assembleia, Ivonis Peter, atualmente a maior produtora de leite individual da cooperativa. Ela passa a compor junto aos conselheiros Kütter e Kickofel. O processo de escolha foi orientado pela assessora jurídica da cooperativa, Liane Reinhardt.