Arco apresenta propostas de desenvolvimento da ovinocultura ao governo federal

Reunião em Brasília com o ministro Paulo Pimenta debateu a inclusão do setor no Plano Safra e a criação de um programa para promoção. (Foto: Divulgação)

A Associação Brasileira de Criadores de Ovinos (Arco) esteve nesta semana em Brasília (DF) para cumprir agenda com o ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Paulo Pimenta. O presidente da entidade, Edemundo Gressler, representou o setor e levou as demandas para a reunião realizada no Palácio do Planalto.

Uma das ideias surgidas foi a inclusão da ovinocultura no Plano Safra 2024/2025. A conversa iniciou durante a última Expointer, quando da visita do ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, à feira agropecuária. No encontro, Pimenta informou que a ideia agrada e será debatida para viabilizar esta inclusão no programa para a próxima safra.

Outra pauta foi a sugestão de um Programa Nacional de Desenvolvimento e Promoção da Ovinocultura, inclusive intitulado pelo dirigente da Arco como “Mais Ovinos Brasil”. “Conversamos sobre a realidade da ovinocultura, as necessidades e a importância de que tenhamos políticas públicas e parcerias na promoção e desenvolvimento da ovinocultura nacional. Milhares de famílias brasileiras vivem da ovinocultura e não poderíamos deixar de olhar esse lado social”, destaca Gressler.

Do encontro, que também serviu para estreitamento de laços do setor com o governo federal, já saiu o compromisso de uma nova reunião, com a presença dos ministros da Agricultura, Carlos Fávaro, e do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira. A Apex-Brasil também deve ser convidada, em especial para falar de programas para a exportação da lã brasileira.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome