A praça de alimentação do Pavilhão da Agricultura Familiar ficou repleta de agricultores familiares, que acompanharam a entrega das homenagens, na quarta-feira (28), para entidades e personalidades que ajudaram a consolidar o espaço na Expointer durante os últimos 25 anos.
Cenário distinto estava posto em 1999, quando cerca de 30 desbravadores se instalaram pela primeira vez embaixo de uma lona para poder comercializar seus produtos. Foi no governo de Olívio Dutra, um dos agraciados com a singela condecoração, que a agricultura familiar arrancou na Expointer.
Além da presença do ex-governador, a noite de celebração da agricultura familiar gaúcha contou com a presença do secretário de Desenvolvimento Rural, Vilson Covatti, do ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, do ministro-chefe da Secretaria Extraordinária de Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul, Paulo Pimenta, e do secretário de Turismo, Ronaldo Santini.
O secretário de Desenvolvimento Rural, Vilson Covatti, afirmou que a grande homenagem é trabalhar diariamente os agricultores familiares. “Hoje estamos aqui saudando aqueles que não tem domingo e nem feriado, todo o dia é de trabalho e produção gerando renda e divulgando a riqueza da nossa agricultura”, concluiu.
Falando em nome da Comissão Organizadora do Pavilhão, o presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (Fetag-RS) exaltou os homenageados que abriram espaço para a agricultura familiar na Expointer. “Vocês não tinham ideia do que criaram há 25 anos. Porque aqui, na Expointer, as pessoas podem não ter dinheiro para comprar animais de raça ou uma máquina, mas elas sempre passam no espaço da agricultura familiar”, garantiu Joel.
O secretário de Turismo, Ronaldo Santini, assegurou que os produtores familiares entregam muito mais do que simplesmente uma comercialização. “Quem vende aqui entrega sabores, carinho e memórias afetivas. Essa é a diferença que os produtores entregam aqui no pavilhão, aqui se compra junto uma história e um modo de vida”, refletiu Santini.
Representando o governo federal, o ministro Paulo Teixeira afirmou que o Brasil deve muito à agricultura familiar gaúcha. “Aqui é o lugar que o país aprende. Os filhos dos gaúchos se espalharam e desenvolveram o Brasil inteiro no setor agropecuário”, garantiu.
Confira a lista dos 25 homenageados
Agroindústria Companheiros da Natureza
Agroindústria Ervateira Rainha do Sul
Agroindústria Negrello
Central de Abastecimento do Rio Grande do Sul – Ceasa-RS
Eduardo Figueiredo Cavalheiro Leite
Elio Vicente de Lazari
Emater/RS-Ascar
Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul – Fetag-RS
Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar do Rio Grande do Sul – Fetraf-RS
Franciele Menoncin Bellé
Heitor Schuch
José Hermeto Hoffmann
Luiz Carlos Scapinelli
Mirce Helena Santin
Olivar Lorenzeti
Olivio Dutra
Osvaldo Brunetto
Paulo Sergio Pinto
Renato Cougo dos Santos
Ronaldo Santini
Rosane de Oliveira
Sandro Fávero
Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar)
Vanderlei Vasc