A Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz) promove na próxima terça-feira (27), na Expointer, o lançamento da 35ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz e Grãos em Terras Baixas. O ato será às 11h e contará com uma coletiva de imprensa na Casa do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/RS), localizada ao lado do Pavilhão Internacional, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio.
O presidente da Federarroz, Alexandre Velho, afirma que a expectativa para a próxima edição da Abertura da Colheita é muito grande. “O título que elegemos, ‘Produção de Alimentos no Pampa Gaúcho: Uma visão de futuro’, remete à continuidade da busca de tecnologias, alternativas e intensificação da rotação de culturas, mantendo uma linha de altas produtividades e, consequentemente, viabilidade para poder se manter na atividade agrícola”, destaca.
Velho observa que este é um evento técnico, profissional, que está consolidado dentro do calendário não só gaúcho, mas que busca cada vez mais trazer pessoas qualificadas de todo o Brasil. “Queremos agregar informações fundamentais para os produtores na condução dos seus negócios”, salienta.
A 35ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz e Grãos em Terras Baixas vai ocorrer novamente na Estação Terras Baixas da Embrapa Clima Temperado, em Capão do Leão, nos dias 18, 19 e 20 de fevereiro de 2025. A edição deste ano recebeu 15,3 mil visitantes durante os seus três dias de evento e a estimativa para o ano que vem é receber cerca de 16 mil visitantes de diversas regiões do país e do exterior.
O evento é uma realização da Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz) e correalização da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e do Senar/RS.