Seguro-defeso foi a pauta da reunião com a superintendência regional do INSS

A reunião aconteceu hoje (7), de forma virtual. Foto: Reprodução

Nesta quinta-feira (7), representando a Frente Parlamentar em Defesa do Setor Pesqueiro da Assembleia, o deputado estadual Zé Nunes (PT), realizou reunião-virtual com representantes da Superintendência do INSS na Região Sul, superintendente-adjunta Marcia Fagundes, gerência executiva de Canoas, Alberto Alegre e Jeferson Montenegro, e dirigentes das Federações da Pesca do RS. Na pauta, as pendências no seguro-defeso no RS, que somam 2600 casos.

O INSS se comprometeu a fazer um esforço para regularizar as pendências, priorizando os casos do RS. Sobre situações mais antigas (2019 pata trás), serão encaminhadas diretamente à  Superintendência Regional.

“O momento que estamos vivendo é muito difícil para todos. Sabemos que o setor de recursos humanos do INSS também passa por dificuldades de limites, mas não podemos ignorar o fato de que a categoria do pescador artesanal está muito fragilizada, nem auxílio emergencial recebeu”, lamentou Zé Nunes.

O parlamentar disse que o seguro-defeso para muitos é a possibilidade de alimentação, de sobrevivência. “Queremos respaldar a demanda das entidades da pesca. Precisamos buscar dirimir os entraves burocráticos”, completou, dizendo que a Frente Parlamentar está à disposição para atuar de forma mais eficaz.

Participam da reunião Itamir Lizot, da Colônia de Ijuí Z18, Gilmar Coelho, presidente da Federação das Colônias de Pescadores do RS e Ivan Vasconcellos, presidente da Federação dos Sindicatos da Pesca do RS.

Importante 

O pescador pode consultar através no site http://sd.maisemprego.mte.gov.br a situação do pagamento, se estiver com o status REQUERIMENTO SUSPENSO POR AUDITORIA, poderá fazer o requerimento pelos canais remotos do INSS.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome