Prefeita de Pelotas assume presidência da Azonasul

O processo eleitoral obedece o rodízio partidário, estabelecido pelos 23 prefeitos a cada início de mandato. (Foto: Jornal Tradição Regional)

Foi eleita nesta sexta-feira (23) a nova chapa para a direção da Associação dos Municípios da Zona Sul (Azonasul). A presidência da entidade foi assumida pela prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas (PSDB), eleita por aclamação para suceder o prefeito de Chuí, Marco Antônio Barbosa (União).

Juntamente de Paula, a nova direção eleita conta com o prefeito de Canguçu, Vinicius Pegoraro (MDB), como 1º vice-presidente; e a prefeita de São José do Norte, Fabiany Zogbi (União), como 2ª vice-presidente. Além disso, também foram eleitos os 1º e 2º secretários e tesoureiros, bem como o Conselho Fiscal e os Suplentes.

O processo eleitoral obedece o rodízio partidário, estabelecido pelos 23 prefeitos a cada início de mandato. Cada gestão da associação dura um ano, a fim de oportunizar que um número maior de prefeitos tenha a oportunidade de assumir a presidência.

Em sua primeira fala como presidente da Azonasul, Paula destaca o compromisso público da entidade e seus membros em trabalhar juntos em prol da Região Sul. “É uma honra presidir essa entidade suprapartidária, que representa de maneira democrática os anseios das comunidades da região’, exalta ela.

Entre os objetivos da gestão atual, está a criação de uma Agência de Desenvolvimento Regional ligada a Azonasul. A intenção é integrar os prefeitos, a iniciativa privada e a sociedade para avançar em pautas regionais. “Nós somos complementares, um complementa o outro. Nós precisamos nos vender integralmente. Esse é o primeiro desafio”, afirma Paula.

Outras temáticas abordadas pela presidente para a nova gestão, estão a prevenção de desastres naturais. “Resiliência, capacidade de reação e prevenção. Isso está ligado intimamente ao desenvolvimento”, explica ela. Além disso, também estão no planejamento pautas ligadas a saúde, educação, saneamento e segurança.

O ex-presidente, Marco Antonio, despediu-se do cargo destacando o trabalho de sua gestão ao longo do último ano. “Não foi um ano fácil. Experimentamos os efeitos das mudanças climáticas, com episódios de chuvas intensas, granizo e secas afetando nossos municípios”, destacou ele.

A Associação dos Municípios da Zona Sul foi fundada em 1964 e reúne os 23 municípios da Região Sul do estado, atuando em defesa dos interesses regionais, além de ser um órgão de representatividade conjunta dos prefeitos e prefeitas.

Confira os membros da nova chapa eleita:

Direção:
Presidente: Paula Mascarenhas – Pelotas – PSDB
1º Vice Vinicius Pegoraro – Canguçu – MDB
2ª Vice Fabiany Zogbi Roig – São José do Norte – UNIÃO BRASIL
1º Secretário Moacir Otilio Alves – Pedro Osório – MDB
2º Secretário Ildo Salaberry – Herval – PP
1º Tesoureiro Marco Antonio Barbosa – Chuí – UNIÃO BRASIL
2º Tesoureiro Douglas Silveira – Cerrito – PP

Conselho Fiscal Titulares:
1 – Wellington B. dos Santos – Santa Vitória do Palmar – MDB
2 – Rudinei Harter – São Lourenço do Sul – PDT
3 – Nataniel Candia – Amaral Ferrador – PDT

Suplentes:
1 – Marcus Godoy de Aguiar – Aceguá – PSDB
2 – Rui Peter – Arroio do Padre – UNIÃO BRASIL
3 – Ivan Guevara – Arroio Grande – PP

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome