Gabriel Souza é escolhido como pré-candidato do MDB ao governo do RS

Escolha ocorreu neste domingo (27). (Foto: Divulgação)

O deputado estadual Gabriel Souza foi escolhido como pré-candidato do MDB para a disputa ao governo do Rio Grande do Sul. Com 38 anos de idade, ele está há 23 na militância.

“Todos nós que estamos aqui hoje temos história. E eu respeito a história de todos. Ninguém é mais emedebista do que o outro, somos uma grande família”, discursou o pré-candidato. Cerca de 800 correligionários de todas as regiões do RS marcaram presença na reunião aberta do Diretório Estadual, realizada em Porto Alegre na manhã deste domingo (27).

Gabriel foi escolhido como o representante do MDB para disputar o comando do Palácio Piratini por 57 votos favoráveis e dois contrários (80,2% do total). Antes da escolha do nome do pré-candidato, o Diretório Estadual votou também a moção encaminhada por um grupo de filiados que pedia que a decisão fosse avalizada por um colégio eleitoral ampliado. A moção recebeu 56 votos contrários e 3 favoráveis, o que valida a escolha de Gabriel e a imediata definição da sigla no quadro eleitoral do RS.

Antes de iniciar oficialmente a votação – que transcorreu até às 11h30 da manhã deste domingo, Fábio Branco, presidente do MDB-RS, abriu o prazo de 10 minutos para receber alguma nova eventual inscrição, o que não ocorreu.

Ainda em fevereiro, a direção do MDB gaúcho chegou a publicar edital de convocação para a realização de prévias, ocasião em que também não houve registro de inscrição.

O novo prazo de inscrição para pré-candiduras, aberto após a reunião da comissão executiva do dia 18 de março, se encerrou às 9h da manhã do dia 24 de março, quando a direção partiudária recebeu como único registro o pedido do deputado Gabriel Souza.

Compromisso com a história e o RS

Ao encerrar o seu discurso no final da manhã deste domingo, Souza reafirmou o seu compromisso com a história e o projeto do partido. “Posso ser de outra geração, mas carrego os mesmos valores e princípios daqueles que desbravaram os caminhos e fizeram do MDB o maior partido do Rio Grande do Sul”. E para finalizar, arrematou: “Quero fazer jus a essa confiança e dar orgulho a cada integrante da família emedebista”.

Perfil Gabriel Souza

Mestre em Direito, pós-graduado em Gestão Pública e médico veterinário, Gabriel Souza, 38 anos, reside em Tramandaí, no Litoral Norte do Rio Grande do Sul. Nas eleições de 2018, recebeu 52.953 votos, para o seu segundo mandato na Assembleia gaúcha, sendo o mais votado do MDB. Ainda no primeiro mandato, entre junho de 2016 e dezembro de 2018, foi o líder do Governo Sartori – um dos mais jovens até hoje a assumir o cargo. Em 2021, presidiu a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul.

Com uma vida partidária ativa desde a adolescência, foi líder estudantil, presidente da juventude do MDB/RS, presidente da juventude nacional da sigla e integrante do Conselho Nacional da Juventude. Também foi secretário de Planejamento de Tramandaí. Atualmente é o primeiro-secretário da Executiva Nacional do MDB e membro do conselho curador da Fundação Ulysses Guimarães (FUG).

Presenças

A reunião do Diretório Estadual, presidida por Fábio Branco, contou com a presença do ex-governador José Ivo Sartori, do ex-vice-governador José Paulo Cairoli, dos deputados federais Giovani Feltes e Márcio Biolchi, dos deputados estaduais Beto Fantinel, Carlos Búrigo, Clair Kuhn, Gilberto Capoani e Vilmar Zanchin, do secretário de Estado de Logística e Transportes, Juvir Costella, do ex-ministro Eliseu Padilha e do presidente da Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR), Luiz Fernando Záchia. Também marcaram presença os presidentes da Juventude Nacional, vereador Norton Soares; do MDB Diversidade-RS, Aiesa Pedroso; do MDB Afro, Clóvis André da Silva; do MDB Cultura, Deodoro Gomes; da Associação de Prefeitos e Vices, Gustavo Stolte, e a 2ª vice-presidente do MDB Mulher-RS, Márcia Scherer.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome