A Chevrolet revelou nesta terça-feira (28) a linha 2021 da S10. Além das novidades visuais, a picape também ficou mais equipada, focando em itens de conveniência e segurança. Os preços partem de R$ 125.390, mas a marca não detalhou o conteúdo das versões.
A principal mudança na aparência está na grade frontal, que passa a tomar grande parte da dianteira do modelo, enquanto os faróis auxiliares foram realocados em uma posição mais alta. O ângulo de ataque do para-choque passou de 27 para 29°.
Pela primeira vez, a S10 recebe diferenças visuais mais marcantes para diferenciar versões.
Na topo de linha High Country, buscando um apelo mais esportivo, a grade é toda escura e traz o nome Chevrolet em uma barra central, com destaque. Com isso, a gravata dourada foi deslocada para baixo, à esquerda.
Nas demais versões, como na LTZ (acima), a grade tem barras cromadas e a gravata dourada volta ao centro. Para estas, o apelo é de mais sofisticação visual. Em todas, os faróis permanecem os mesmos, com iluminação halógena e LEDs para função diurna e posição.
A traseira da picape segue sem alterações, com exceção do sistema de amortecedor da tampa que, segundo a marca, torna a operação de manuseio mais suave. O item é de série na versão mais cara e acessório para as demais (LS, Advantage, LT e LTZ)
Reforço na segurança
A nova S10 ganhou reforços estruturais na carroceria e ficou até 20% mais resistente em caso de impacto frontal, na comparação com o modelo anterior. Mesmo assim, passou a ter 6 airbags de série em todas as versões.
Outra novidade é o sistema de frenagem automática de emergência, que freia o veículo quando identifica uma situação de risco, seja com outro veículo ou um pedestre. O recurso funciona entre 8 e 80 km/h com a ajuda de uma câmera instalada no alto do para-brisa.
Para quem costuma utilizar o sistema de reboque, a picape oferece controle eletrônico de oscilação de trailer, que identifica uma instabilidade dinâmica da carreta e freia as rodas da picape de forma seletiva.
Também é possível acionar temporariamente a câmera traseira com o veículo em movimento para checar a situação do reboque.
Tecnologia
Seguindo os demais lançamentos da marca, a S10 chega equipada com Wi-Fi nativo. Além disso, a picape tem um sistema de atualizações remotas (chamado de Over the Air) de sistemas eletrônicos. O veículo envia, por exemplo, um alerta no WhatsApp do proprietário sobre a necessidade de troca de óleo.
A nova geração da central multimídia MyLink possibilita a projeção de Android Auto e Apple CarPlay sem fio.
Motor atualizado
A linha 2021 segue equipada com os mesmos motores flex e a diesel. O primeiro é um 2.5 flex com até 206 cavalos de potência e 27,3 kgfm de torque quando abastecido com etanol, que pode ser acompanhado de câmbio manual ou automático de 6 marchas, e tração 4×2 ou 4×4.
O segundo é um 2.8 turbodiesel de 200 cv e 51 kgfm (que cai para 44,9 kgfm com câmbio manual), acompanhado sempre de tração 4×4, mas com opções de câmbio manual ou automático de 6 marchas.
Para a motorização a diesel, a Chevrolet promoveu a troca da turbina pela mesma utilizada na Colorado norte-americana, prometendo uma otimização que deixa as acelerações mais progressivas e uma direção mais “esperta”.