Vellar Mel de Abelhas está há 15 anos no mercado da Região Sul

A agroindústria familiar Vellar Mel de Abelhas fica localizada na zona rural de Cerrito. Foto: Divulgação

A agroindústria familiar Vellar Mel de Abelhas iniciou as atividades em 2005, na zona rural de Cerrito, quando Maria de Lourdes Silva Vellar, de 60 anos, realizou o curso de Apicultura – Manejo Básico, promovido pela Emater-Ascar/RS. Ela, técnica de Enfermagem, que trabalhava há 10 anos na área, trocou o sistema de saúde e optou por uma vida no campo, onde começou a implementar as técnicas de apicultura.

O trabalho, que consiste em roçar os campos onde estão localizadas as caixas de abelhas e fazer a manutenção necessária nos apiários é desenvolvido por Maria e conta com o apoio dos filhos e do marido, Paulo Alberto Vellar, de 60 anos, que é torneiro mecânico.

De acordo com ela, durante o ano, são realizadas duas grandes safras: no período da primavera, nos meses de novembro e dezembro e, no outono, entre março e maio. Assim, a propriedade totaliza cerca de três toneladas de mel por ano, que é comercializado nas cidades da Região Sul, como Cerrito, Pelotas e Pedro Osório.

O produto só chega até o consumidor da região devido ao Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (SUSAF-RS), que permite que as propriedades que estiverem registradas nos Serviços de Inspeção Municipais (SIM) comercializem os produtos em todo o território gaúcho.

As embalagens de 1 quilo, 500 gramas, 250 gramas e em saches da Vellar Mel de Abelhas seguem todos os protocolos exigidos pelo SIM, como cuidados de higienização, sanitização adequada do local e cuidados no envase do material.

Para adquirir o produto, interessados podem entrar em contato através do telefone (53) 99154-8224 (WhatsApp) ou do instagram (@vellar_mel_de_abelhas).

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome