Temperatura deve cair na região nos próximos dias

Análise da MetSul Meteorologia indica avanço de frente fria (Imagem: MetSul Meteorologia)

Dados divulgados pela MetSul Meteorologia indicam que nos próximos dias uma frente fria deve cessar a onda de altas temperaturas na região. O que vai acontecer no rstado nos próximos dias é o fenômeno de bloqueio atmosférico, que garante um cenário de  instabilidade e fortes temporais, seguidos de uma frente fria.

“[É] uma massa de ar que vem do Polo Sul. A parte mais intensa estará dentro do oceano, mas aparte mais amena vai tomar conta do Rio Grande do Sul e vai trazer o refresco tão esperado com uma virada de 15 a 20 graus na temperatura, especialmente de quarta para quinta-feira”, explica a meteorologista da MetSul, Estael Sias.

As temperaturas mais agradáveis devem se manter pelos dias seguintes à passagem da frente fria, mas a verdade é que ainda tem muito verão pela frente. É possível que algumas ondas de calor, com sequência de cinco dias com temperatura acima de 35 graus, ainda sejam registradas até o final da estação. “Acredito que com essa transição do La Ninã para neutralidade no outono geralmente até ocorrerá alguma antecipação do frio. Então, poderemos ter já alguma onda de frio significativa no começo do outono, mas é provável que a gente tenha calor realmente agora entre fevereiro e começo de março”, explica a especialista.

O meio rural vem sofrendo com o período de seca e calor intenso no Rio Grande do Sul. Este é o segundo ano seguido do fenômeno que causa o resfriamento do oceano Pacífico equatorial, reduzindo a chuva nos meses de verão no estado. “O La Ninã vai perder força ao longo do verão e deve chegar ao fim no outono, mas vai influenciar o restante da estação mantendo essa irregularidade da chuva. Alguns pontos tem chuva fortes temporais, outros não tem quase nada. Em média, a seca e estiagem vai continuar e ainda tem o período longo de fevereiro e março com chuva em geral abaixo da média”, conclui Estael.

Na região de Pelotas, a sexta-feira (28) seguirá amena, mas ao longo do final de semana a temperatura já volta a subir, porém longe do patamar dos últimos dias 15 dias. As máximas ficarão entre 26 e 28 graus. As madrugadas e manhãs de sexta e sábado devem registrar 12 ou 12 graus na região da serra e no sudeste do estado.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome