Previsões para 2025 segundo os búzios

Segundo o babalorixá e diretor espiritual do Ilê Axé Reino de Oxum Pandá e Xapanã Jubeteí, Juliano Silva, o orixá regente de 2025 será Xapanã, o orixá da transformação (Foto: Daniela Alves/JTR)

Oportunidade para refazer-se em novas versões de si mesmo, o ano novo é o período no qual as pessoas buscam apoio para melhorar em diversos aspectos da vida. Enquanto em 2024 Bará guiou a abertura e o fechamento de caminhos, segundo o babalorixá e diretor espiritual do Ilê Axé Reino de Oxum Pandá e Xapanã Jubeteí, Juliano Silva, o orixá regente de 2025 será Xapanã, o orixá da transformação.

Conforme lembra o babalorixá, o último ano regido por Xapanã foi 2020, quando o mundo enfrentou a Covid-19. Desta forma, o novo ano é um convite à transformação e ao autocuidado. “Xapanã vem, mas vai reforçar o autocuidado com a saúde, com os seres humanos e o meio ambiente. Em 2020, ele veio e nos mostrou que todos somos iguais”, destacou Silva.

Saúde

Sendo Xapanã o orixá que detém o poder sobre a doença, tanto para causá-la quanto para curá-la, o babalorixá alertou para o cuidado com os idosos e, especialmente, com as crianças. Segundo Silva, um possível surto infectocontagioso ou dermatite por contato poderá surgir entre os mais jovens. Conforme a leitura dos búzios, o orixá requer equilíbrio e, no âmbito municipal, pode haver um grande escândalo envolvendo a área da saúde, levando a injustiças, mas também à justiça.

Política

Municipal: em um ano que representa mudança política no cenário municipal, o babalorixá disse que o prefeito eleito, Fernando Marroni (PT), enfrentará uma grande missão ao assumir a Prefeitura de Pelotas e que serão necessários diálogo, consenso e morosidade para seguir adiante com os planos de prosperidade para o município, tendo em vista que a previsão é de que a gestão passe por atritos com a Câmara de Vereadores. É recomendada cautela a cada decisão tomada, almejando mudanças.

Estado: “Já no cenário estadual, as coisas não estão bem. É uma questão de rixas partidárias, diálogo e muitas conversas. Ainda tem a questão da privatização de algumas estatais. Então, o (governador) Eduardo Leite (PSDB) que se cuide, porque o futuro dele depende do bom mandato dele agora”, descreveu Silva. Seguindo a perspectiva dos búzios, haverá mudança nos secretários estaduais, além de uma forte pressão relacionada ao RS pós-enchentes, decisões que o babalorixá descreve como sendo passíveis de explicação de conduta. Ressaltando que o ano de Xapanã é um ano de transformações, Silva não excluiu a possibilidade de novas catástrofes ou desastres, além de alertar sobre uma possível epidemia que pode chegar ao Estado através dos alimentos importados, que podem conter alguma bactéria em propagação.

Brasil: Sobre a política para o Brasil, o babalorixá relatou a mudança a partir das ações cautelosas. Conforme ele, Bará, o orixá dos caminhos que regeu 2024 e, agora, está se despedindo diz que haverá mudanças antes que o ano acabe. Os búzios, por sua vez, contam que surgirá uma penalização para a primeira dama, Janja Lula da Silva, relacionada aos gastos excessivos que antecedem o afastamento do presidente Lula (PT) por motivos de doença. Embora existam discussões de governo que irão aflorar com a chegada de 2025 a nível nacional, a saúde do presidente requer direcionamento de boas energias, uma vez que Lula poderá submeter-se a uma nova cirurgia de risco.

Futebol

No esporte, os times serão marcados pela reconstrução interna. As previsões indicam que enquanto o Grêmio traça um novo caminho para 2025 após a saída do técnico Renato Portaluppi, muito há de ser construído ao longo do ano, tendo em vista as metas que o time tem a cumprir. “Não depende de pessoas, depende de liderança. Ser líder não é saber mandar, é saber dialogar e mostrar o caminho”, ressaltou Silva.

Para o Internacional, é momento de decisões calculadas. Conforme os búzios, o time irá iniciar a temporada com calma, desbravando um caminho até a conquista. Levando em conta uma aparente disputa interna, mudanças impactarão o 2025 colorado, que tem tudo para melhorar, mas antes disso precisará lidar primeiramente com as diferenças dentro de casa.

O Brasil de Pelotas, por sua vez, está em fase de seguimento. Embora haja um desbalanceamento na equipe, no ano novo que se inicia, o time tem a oportunidade de reestruturação a partir de sua base. “O Brasil de Pelotas não precisa só de um técnico, precisa de um líder que possa liderar não só dentro do campo, mas também fora dele”, pontuou o babalorixá.

Em contrapartida, o Pelotas tem caminhos abertos e as previsões indicam uma iluminação para novos campeonatos, além de destaque também para uma manifestação feminina, que irá impactar positivamente a história do clube em 2025.

Buscando a qualificação, a leitura indica que o Farroupilha ressurge com destaque, atuando no fortalecimento daquilo que almeja. “É um dos times que está indo na sua base, desbravando. Explorando o potencial, mas buscando na sua base”, enfatizou.

Finanças

Para 2025, a recomendação para a área financeira é para também manter a cautela. Definido como ano de “puxar o freio”, aqueles que estão prestes a ingressar no primeiro emprego ou investir em um microempreendimento devem ir com calma, pensando sobre cada passo. A existência de uma possível epidemia indica que se deve refletir em cada investimento, não hesitando também em testar novas áreas e explorar novas carreiras, enquanto, aos poucos, busca-se a reconstrução.

Amor

No amor, Xapanã vem acompanhado de Obá, dona da roda e orixá do movimento, além de senhora do amor puro e verdadeiro. Assim sendo, em 2025, as relações devem ser verdadeiras. “Vai dar muita guerra, muitas brigas de relacionamento, muita traição, muita desconfiança, mas Obá veio para mostrar a verdade, que quando um amor é puro e verdadeiro, ele suporta e supera tudo”, pontuou o babalorixá.

Apesar de ser associada ao amor, Obá é reconhecida como mulher guerreira feroz, canalizando seus sentimentos em batalha e lutando pelo coração acima de todas as coisas, em vista as verdades que possuem a tendência de vir à tona, a orientação é para que haja cuidado na mesma medida em que exista verdade, principalmente com as relações tóxicas que sufocam o amor.

Silva afirmou que o novo ano é um convite à transformação e ao autocuidado (Foto: Daniela Alves/JTR)

Para a virada

Nos momentos que antecedem a chegada de um novo ano, é normal que a preocupação recaia sobre as preparações para esta chegada. Para isso, o babalorixá indica itens que representem o regente do ano, como a utilização das cores lilás, branco e rosa em roupas e acessórios, representando, respectivamente: Xapanã, Oxalá e Obá.

Para a disposição da mesa de Ano Novo, a dica é para que se tenha uma tigela com pipocas, bem como a presença de grãos, como feijão, amendoim, oito ou nove folhas de louro pedindo prosperidade e coisas boas, além de frutas roxas, como a uva e a ameixa. Ainda, aos que tentam a sorte nas apostas de fim de ano, o número do orixá regente é o nove e seu dia da semana é a quarta-feira.

Para conhecer mais sobre o Ilê e o babalorixá, é possível entrar em contato pelo telefone/WhatsApp (53) 99145-0847.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome