
Apesar da chegada da vacina, que amenizou o quadro de mortes pela pandemia de Covid-19, o ano de 2021 foi de grandes perdas e adversidades. O momento serviu para refletirmos sobre nossas condutas com o mundo e aqueles que nos rodeiam. O babalorixá e diretor Espiritual do Ilê Axé Reino de Oxum Epandá e Xapanã Jubeteì, Juliano Silva, conta que as cartas ciganas e os búzios revelam que depois de muitas perdas e obstáculos, o próximo ano será de renascimento, fertilidade e vitalidade.
Oxum: a grande mãe do amor e da fertilidade
O ano de 2022 será regido por Oxum na companhia de seus adjuntos Xangô, Ossanhã, Xapanã e Oxalá. Também conhecida como Osúm, Osún ou Oxun, nas religiões de matriz africana, a Orixá é rainha da água doce e lembrada por sua beleza. A deusa representa o amor, a fertilidade e a maternidade. Mãe protetora, Oxum é responsável pelo resguardo dos fetos, das crianças recém-nascidas e é adorada pelas mulheres que querem engravidar.

No Brasil, os Orixás são associados a santos da Igreja Católica. Neste sentido, ela representa diversas “Nossa Senhoras”, a exemplo de Nossa Senhora Aparecida, para os baianos, e Nossa Senhora da Conceição na maioria dos estados brasileiros. “O ano de 2021, foi desafiador diante de tantas perdas, foi um momento de resiliência, de reconhecimento e reestruturação para o novo amanhã”, explica Silva. Seguindo as orientações das cartas ciganas e do jogo de búzios, o babalorixá conta que os oráculos revelam um 2022 de superação, vitalidade e renascimento.
Apesar disso, as cartas das Nuvens e do Caminho mostram que o próximo ano será um período de refletir, pensar e meditar antes de tomar decisões importantes. “Você terá o poder de escolher o caminho a seguir, mas não tomando partido apenas para satisfazer seu ego ou contrariar alguém. Na dúvida, escolha a sabedoria e recue, se necessário. Retorne ao seu caminho mais forte e decidido”, alerta o babalorixá. 2020 foi o ano de Xapanã, remetendo ao resgate, purificação, perdas dos anciões. Já 2021 foi o ano de Iemanjá, de força da Maternidade.
Saúde
Em relação à saúde, ainda será tempo de cuidado. Segundo Silva, não será no próximo ano que o mundo vai se livrar de vez da Covid-19, a previsão alerta ainda para o surgimento de novas doenças no mundo. O momento deve ser de redobrar os cuidados com as crianças e idosos. Além da saúde física, o próximo ano tende a ser voltado ao cuidado com o meio ambiente e espírito. Neste sentido, a Orixá pede muita paciência, aprendizado e resiliência. “Que seja dada mais importância aos sentimentos, fortalecendo laços voltados às relações familiares, amorosas, financeiras e de amizades”, pontua.
Politica
No cenário político nacional, Silva revela bastante incerteza. Segundo ele, os ânimos estarão exaltados em alguns momentos, causando muitos conflitos, mas as cartas Lírios, Chicote e Cobra mostram que a população estará segura diante do cenário. De acordo com o religioso, no momento da entrevista a previsão não mostrou reeleição do atual presidente da República, Jair Bolsonaro (PL). “Mudará a estrutura do cenário político nacional, mas não estaremos desamparados. Receberemos uma mudança que irá beneficiar a todos, visando a direita, esquerda e centro”, explica.
Em Pelotas, a prefeita Paula Mascarenhas (PSDB) enfrentará grande resistência com alguns projetos no Legislativo, mesmo tendo maioria na base de seu governo. A palavra chave deverá ser diálogo para avanço dos novos projetos. Um fato específico pode levar o município a ter repercussão nacional.
Finanças
A situação econômica do país estará em um momento delicado. Portanto, é o momento de se concentrar em se estabilizar novamente, com muita cautela, e considerar investir em novas áreas.
Amor
No amor, o ano será de fortalecimento de laços para aqueles que já estão juntos e de reencontro para aqueles que estão em busca de um par. Amores do passado podem voltar. Além disso, será um ano propício para quem deseja engravidar ou aguarda pelo processo de adoção. Orixá Oxum é a Deusa do Amor e da Fertilidade. “Será um ano para fortalecer os laços e cortar as coisas desnecessárias, pois Oxum é uma mãe amorosa, mas que também sabe cobrar”, pontua.
Para a virada do ano
É recomendável o uso de tons de amarelo e branco, que remetem ao Orixá. Utilize acessórios que remetam a simbologia de Oxum que é vaidosa e gosta de espelhos, coração, pente, pérolas e peixes. Para a ceia da noite de Natal, priorize doces como quindim, bem casado e mel. Na decoração, flores como rosas brancas e amarelas são boas para atrair as energias da deusa africana.
Além delas, folhagens, lavanda, alfazema, jasmim – podem ser usadas também para o banho de preparação para 2022. Ainda para a mesa da ceia, para atrair fartura e estabilidade financeira, o babalorixá indica: escreva uma carta pedindo por melhorias na parte financeira e coloque embaixo de um prato branco, coloque oito grãos de semente de girassóis, oito folhas de louro, oito moedas douradas e oito grãos de lentilha.
Detalhes do Orixá
Dia da semana – Sábado
Cores – Todos os tons de amarelo, a escolha do tom depende da característica da Mãe
Símbolo – todos adornos femininos em ouro, peixe, leque, caramujos, coração, moedas e búzios
Oferenda – canjica amarela cozida e quindim
Saudação ao Orixá – Iê iêu