Pelotas: Atividades marcam campanha de combate à violência contra as mulheres

Campanha objetiva chamar a atenção da sociedade para a dupla violência enfrentada pelas mulheres negras. (Foto: Freepik)

A Prefeitura de Pelotas, por meio da Secretaria de Assistência Social e do Pacto Pelotas pela Paz, promove, a partir desta semana, uma série de atividades para marcar os “21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra Mulheres e Meninas”. A programação se estende até o dia 10 de dezembro e conta com palestras, apresentações artísticas e cursos de capacitação.

Os “21 Dias” são uma ação desenvolvida pela Organização das Nações Unidas (ONU) desde 1991. No Brasil, a campanha tem, ainda, o objetivo de chamar a atenção da sociedade para a dupla violência enfrentada pelas mulheres negras. As atividades começaram no domingo (20) – Dia da Consciência Negra.

Confira a programação completa

Projeto Enfrentamento
Curso de eletricista de rede e eletricista residencial e predial começou na segunda-feira (22) e terá duração de dois meses.
Promoção: Pacto Pelotas pela Paz/Mapa de Oportunidades, M2 Consultoria e Centro de Referência de Atendimento à Mulher em Situação de Violência Professora Cláudia Pinho Hartleben;

Evento alusivo ao Dia da Consciência Negra
Quarta-feira (23) – apresentação de artistas locais, em alusão ao Dia da Consciência Negra
Promoção: Secretaria de Assistência Social (SAS), por meio do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti).
Local: Mercado Central;
Horário: das 9 às 11h;

Maria da Penha vai à Escola
Quinta-feira (24) – O programa Maria da Penha vai à Escola tem como objetivo educar para prevenir e erradicar a violência contra a mulher, estabelecendo a cooperação das entidades parceiras da Rede de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher do Município de Pelotas, visando à atuação conjunta na divulgação, promoção e formação sobre a Lei Maria da Penha e direitos das mulheres em situação de violência doméstica, afetiva e familiar, tendo como público-alvo a comunidade escolar da rede municipal e profissionais que atuam nas instituições. O projeto foi criado pela SAS, por meio do Centro de Referência da Mulher e da Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres, e é executado em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e Desporto (Smed).
Local: Escola Professora Maria Helena Vargas da Silveira – Sítio Floresta;
Horário: 10h.;

Tour Maria da Penha
Segunda-feira (28) – Maria da Penha vai ao Bairro – Ação em parceria com o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) São Gonçalo, leva informação às mulheres da comunidade sobre a prevenção e erradicação da violência contra a mulher. Promovido pela SAS, por meio do Centro de Referência da Mulher, e Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres.
Local: Cras São Gonçalo – rua Dona Darci Vargas, 212;
Horário: 10h;

Workshop sobre Independência Financeira
Dia 1º de dezembro – Workshop com Letícia Matozo sobre independência financeira das mulheres como forma de retomada da sua autonomia para o rompimento do ciclo da violência. A promoção é da Secretaria de Assistência Social, através do Centro de Referência da Mulher, Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres, em parceria com o Sicredi.
Local: Estação Ferroviária de Pelotas – Largo Portugal, 37;
Horário: 10h;

Dia do Laço Branco
Dia 6 – Dia do Laço Branco: homens pelo fim da violência contra as mulheres – ação de conscientização dos usuários, nos serviços da Secretaria de Assistência Social (SAS), com distribuição de material informativo e um laço branco, que simboliza o Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres e integra o calendário da Campanha dos 21 Dias. A promoção é da SAS, por meio do Centro de Referência da Mulher e Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres.

Atividade Mulherio
Dia 7 – Tecendo redes de resistência e cuidado – momento dedicado às servidoras do Centro de Referência da Mulher e da Coordenadoria de Políticas Públicas para Mulheres, cuidando de quem cuida.

Workshop com a escritora Clara Corleone, sobre violência de Gênero
Dia 9 – com a escritora e atriz Clara Corleone, autora dos livros “O homem infelizmente tem que acabar”, “Porque era ela, porque era eu” e “Predadores”, lançado em outubro. A promoção é da SAS, por meio do Centro de Referência da Mulher e Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres.
Local: Estação Ferroviária de Pelotas – Largo Portugal, 37;
Horário: 18h;

Dia 10 – Sábado das Gurias
9h – Dignidade Menstrual – Atividades de arrecadação e distribuição de absorventes para mulheres e meninas, junto de material informativo sobre prevenção e combate à violência de gênero.
10h – Aula de Defesa Pessoal para mulheres – ministrada pela equipe do Centro de Treinamento das Artes Marciais (Cetam). O instrutor Felipe Netto dará a aula na modalidade Hapkido, arte marcial coreana especializada em defesa pessoal.
11h – Música pra Elas – Apresentação artística, para celebrar as mulheres.
Local: Mercado Central de Pelotas.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome