Grande Expediente homenageia Emater/RS-Ascar

Homenagem aconteceu na tarde de terça-feira (29/11). (Foto: Rogério Fernandes/Emater/RS-Ascar)

Considerada a principal política pública para a agricultura familiar no RS, a Emater/RS-Ascar foi homenageada no Grande Expediente da Assembleia Legislativa na tarde desta terça-feira (29/11), antecipando as comemorações do Dia Nacional da Extensão Rural, celebrado no dia 06 de dezembro. A data foi criada a partir da fundação, em 1948, da Emater-Minas Gerais, na época denominada Associação de Crédito e Assistência Rural (Acar-MG), e visa prestar homenagem a todos os extensionistas rurais por seu trabalho.

O Grande Expediente foi proposto pela deputada estadual Zilá Breitenbach (PSDB) que, na Tribuna, contou parte da história e da atuação da Emater/RS-Ascar desde sua criação, em junho de 1955, ressaltando as ações de Assistência Técnica e Extensão Rural e Social (Aters) prestadas no Estado.

Participaram da solenidade a Diretoria da Emater/RS, composta pelo presidente Alex da Silva Corrêa e pelos diretores técnico e administrativo, Alencar Rugeri e Alexandre Durans, além de gerentes e extensionistas, e do presidente do colegiado Técnico Administrativo e Administrativo da Emater/RS e da Ascar (CTA/Conad), Paulo Roberto da Silva, representando o secretário estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), Domingos Velho Lopes.

O presidente da Assembleia Legislativa do RS, deputado estadual Valdeci Oliveira (PT), conduziu a Sessão Plenária em homenagem à Emater/RS-Ascar, com transmissão pela TV Assembleia no link https://www.youtube.com/watch?v=jWE8us-_UkA, podendo ser assistido a qualquer momento.

Empreendedorismo

Antes da homenagem, os convidados degustaram produtos da agricultura familiar, elaborados por empreendedores familiares assessorados pela Emater/RS-Ascar.

“As agroindústrias são fruto do trabalho do extensionista, que estimula a produção primária e a melhoria das condições de vida no campo, e desenvolve políticas públicas integradas com os municípios e suas secretarias, como de Assistência Social, Educação e de Saúde, gerando renda e resultados positivos nas propriedades e no desenvolvimento dos municípios”, ressaltou Zilá, ao defender o aprimoramento constante dos extensionistas. “Tirar o sustendo do campo exige força de vontade, técnica e conhecimento. Vocês são privilegiados por se capacitarem e estarem aqui hoje. Por isso precisamos comemorar”, disse a deputada, ao avaliar que “a integração da família é fundamental e o jovem faz parte, devendo ter suas atribuições responsáveis. Pela atuação, não só técnica como social, a Emater é de fundamental importância para a propriedade”, defendeu.

A deputada citou ainda o intercâmbio da Emater/RS-Ascar com o Canadá, que vai permitir, por seis meses, a capacitação de jovens gaúchos, filhos de agricultores, que participaram dos cursos de Empreendedorismo e Desenvolvimento para Juventude Rural coordenados pela Instituição. “Isso é um avanço e uma conquista para a Extensão Rural”, finalizou Zilá, que passou a palavra para a manifestação dos deputados, por meio de apartes, representando as bancadas que integram a Assembleia Legislativa do RS.

Entre os deputados que se manifestaram, parabenizando a deputada pela proposição do Grande Expediente, a Diretoria da Emater/RS e os extensionistas, o deputado e futuro vice-governador, Gabriel Souza (MDB), ao parabenizar os extensionistas, ressaltou a importância da Extensão Rural para o desenvolvimento do Estado. “A Emater tem que ser fortalecida no próximo governo”, disse, ao reafirmar “o compromisso do governo eleito com a Extensão Rural”.

Os outros deputados foram Zé Nunes (PT), Luciana Genro (PSOL), Elton Weber (PSB), Mateus Wesp (PSDB), Silvana Covatti (PP), Capitão Macedo (PSL) e Sérgio Peres (Republicanos).

Saiba mais em https://ww4.al.rs.gov.br/noticia/329816.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome