Fim de semana será marcado por calor intenso e risco de temporais na Zona Sul

Tempo instável na região. (Foto: Celestino Garcia/JTR)

A previsão do tempo indica um fim de semana de instabilidade na Zona Sul, com calor intenso, pancadas de chuva e risco de temporais, especialmente entre a tarde e a noite. Nesta sexta-feira (26), o tempo segue instável na região, ainda sob influência do fluxo de ar quente e úmido vindo do Norte do país. A chuva ocorre de forma irregular, com períodos de menor intensidade, mas pode ser moderada a forte em alguns pontos, principalmente no Sul e na Costa Doce. As temperaturas permanecem elevadas, com máximas entre 23°C e 33°C.

No sábado (27), o cenário se agrava com a combinação do ar quente e úmido e o avanço de uma frente fria. A Zona Sul volta a registrar instabilidades mais intensas, com pancadas de chuva, em geral no fim da tarde, que podem ser fortes e acompanhadas de trovoadas, rajadas de vento acima de 90 km/h e eventual queda de granizo. Os volumes de chuva podem ser elevados, com acumulados entre 20 e 75 milímetros, podendo ultrapassar 100 milímetros em pontos isolados. O calor segue predominando, com máximas próximas de 34°C.

No domingo (28), a frente fria ainda influencia o tempo, mantendo a condição para chuva moderada a forte e temporais isolados na região. Há risco de raios, ventania e granizo, além de acumulados significativos de precipitação, que podem chegar a 75 milímetros em alguns locais. As temperaturas continuam altas, com máximas entre 23°C e 32°C.

A Defesa Civil alerta para risco hidrológico, com possibilidade de elevação rápida de arroios e córregos, alagamentos em áreas urbanas e enxurradas pontuais. Em Pelotas, as chuvas recentes já provocaram alagamentos na zona rural, com estradas e pontes submersas, além de residências, comércios e unidades de saúde atingidas.

Para a próxima semana, a tendência é de manutenção do calor e de áreas com chuva entre segunda e quarta-feira, com retorno do ar mais seco ao Estado a partir de quinta-feira.