Chuva volta a causar elevação em rios da Zona Sul, mas não deve preocupar

(Foto: Celestino Garcia)

O rio Piratini e o rio Jaguarão, dois dos principais rios da bacia hidrográfica da Costa Doce, tiveram uma suba considerável após os altos índices de chuva registrados na região nas últimas 72 horas, deixando apreensivos os moradores das localidades em que os mananciais banham a Costa, principalmente nos municípios de Jaguarão, Cerrito e Pedro Osório.

A reportagem acompanhou as cheias do rio Jaguarão, que deságua na lagoa Mirim, e do Piratini, que deságua no estreito da Lagoa dos Patos. Considerando os prognósticos da previsão do tempo para os próximos dias e dados das medições e informações das Defesas Civis municipais, é possível afirmar que ambos rios não devem apresentar cotas de inundação que possam causar transtornos.

A medição do rio Piratini feita in loco pelos agentes da defesa civil e técnicos da área de hidrologia marcava 3m 18cm na manhã do dia 22 de maio, data que iniciou as chuvas na região. Na manhã desta sexta-feira feira (24), o índice já começou a baixar após ter tido um pico de cheia de 8m61cm na medição do dia 23, às 23h. Conforme a última medição das 13h desta sexta-feira, já apresentava números de 8m50cm, sendo que a cota de alerta é de 13m. Já a cota de inundação nas cidades de Cerrito e Pedro Osório é de 14m.

O rio Jaguarão, que marca um trecho da fronteira no Uruguai com o Brasil e tem sua foz até o município de Jaguarão, também registrou uma cheia considerável estando em um pico de 7m17cm na quinta-feira (23). Depois, diminuiu a cota de acordo com a medição da manhã de sexta-feira (24), marcando 4m30cm às 9h30. O Rio Jaguarão tem 1m17cm como nível normal.

De acordo alguns dos principais sites de meteorologia, a chuva começa a ir embora ao fim da tarde desta sexta-feira dando espaço a uma massa de ar frio que faz com que o tempo fique firme no fim de semana. Na segunda-feira (27), pancadas podem atingir diversas áreas na região sul, mas no restante da semana o tempo volta a ficar firme.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome