Todos prognósticos dos principais sites de meteorologia apontam que a chuva retorna para a região sul neste fim de semana. A sequência de dias de sol e com a presença de um “veranico” fora de época
abre espaço para uma massa de ar frio que causará chuva.
De acordo com o Boletim Integrado Agrometeorológico elaborado pela Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação, em parceria com a Emater/RS-Ascar e o Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), já nesta sexta-feira (2) podem haver precipitações isoladas de intensidade fraca sobre as regiões da Campanha e Fronteira Oeste. Na maioria das regiões, contudo, o tempo deve seguir estável e com temperatura elevada.
O boletim hidrológico da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) indica que, no sábado (3), os ventos do quadrante norte seguem fortes sobre o Estado, variando entre 50 e 80 km/h, e as temperaturas máximas permanecem altas, variando de 26°C a 33°C. Entre a tarde e noite, as pancadas de chuva, acompanhadas de descargas elétricas, rajadas de vento (acima dos 70 km/h) e eventual queda de granizo iniciam pelo Oeste, Campanha, Sul, Costa Doce, Centro e Missões devido ao avanço da frente fria. Os volumes variam entre 5 e 20 mm/dia. Além disso, haverá queda da temperatura nas áreas próximas do Uruguai.
Em Pelotas, a mínima prevista é de 18°C e a máxima pode chegar aos 28ºC com possibilidade de chuva já ao final do dia. Em Arroio do Padre, as mínimas ficam em 19ºC e as máximas alcançam os 27ºC durante a tarde. Já em Rio Grande, a mínima registrada será de 17ºC e a máxima de 25ºC.
No domingo (4), as instabilidades se intensificam sobre o território gaúcho com risco de temporais isolados por conta de uma frente fria semi-estacionária aliada ao fluxo de umidade vindo do norte do país. Nas Missões, Oeste, Campanha, Centro, Sul e Costa Doce, as chuvas serão mais fortes, trazendo volumes entre 30 e 60 mm/dia, podendo passar dos 70 mm/dia na Campanha, Centro e Costa Doce. Nas demais regiões, os acumulados ficam em torno dos 10 aos 20 mm/dia.
Em Jaguarão, a mínima ao amanhecer será de apenas 9ºC e a máxima não ultrapassa os 17ºC. Já Piratini terá 11°C de mínima e18°C de máxima, com presença de chuva durante todo o dia.
O boletim ainda destaca que a tendência é que, na segunda-feira (5), a frente fria semi-estacionária e o fluxo de umidade vindo do norte do país continuem mantendo as chuvas sobre o Estado, especialmente entre a tarde e noite. Os acumulados variam entre 15 e 30 mm/dia. A semana começa com Pinheiro Machado registrando mínima de 11°C e máxima que não ultrapassa os 15ºC. Turuçu amanhece com 13°C e a máxima chega aos 18°C. Em São Lourenço do Sul, a mínima ficará nos 15ºC e a máxima será de 19ºC.