
A Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC) realiza até o dia 30 de agosto, a última seletiva do ciclo 2020 do Cavalo Crioulo. Na última semana, a entidade encerrou a etapa de inscrições dos interessados por uma das 16 vagas ainda em aberto para a grande final do Freio de Ouro, com data ainda a ser definida. As últimas provas da Classificatória Aberta da Região 08 estão agendadas para ocorrer no domingo (30), no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio.
Os jurados responsáveis pelas notas serão Daniel Rossato Costa, Gustavo Silveira Rodrigues e Lauro Varela Martins que julgarão a categoria Fêmeas e Leonardo Rodrigues Teixeira, Rodrigo de Albuquerque Py e Telmo Raimundi Ferreira levantarão as placas para a categoria Machos. No total, 96 animais (48 fêmeas e 47 machos) participam da disputa.
A programação iniciou na quarta-feira (26), com a confirmação de machos, a cargo do técnico Jorge Aginelo do Nascimento. Neste dia também ocorreu a admissão dos animais participantes. Na quinta-feira (27), foi realizado o julgamento morfológico e hoje (28), a partir das 7h30, ocorrem as andaduras, figura, volta sobre as patas e esbarradas, com as fêmeas pela manhã e os machos à tarde.
As classificatórias, a maior prova da raça crioula e que tradicionalmente ocorre no primeiro final de semana da Expointer, foram concentradas em Esteio. Com o cancelamento da Exposição, a ABCCC marcou em seu calendário a realização da final para o mês de setembro, mas com data ainda indefinida.
As seletivas, no total de sete, tiveram início ainda no mês de março, na pista do município de Jesús Maria, na Argentina, seguidas pelo Uruguai e as demais realizadas em Esteio (Bocal de Ouro, Gaúcha Sul, Gaúcha Norte, SC/PR e Região 8). Até agora, estão classificados 34 fêmeas e 35 machos.
A Regional SC/PR foi a penúltima seletiva do ciclo, concluída no dia 16 de agosto e teve como destaques a égua La Castellana Kaila, da Cabanha La Castellana, de Santiago (RS) guiada pelo ginete Milton Castro, no primeiro lugar das fêmeas. Já nos machos, o lugar mais alto do pódio ficou com o ginete Fábio Teixeira da Silveira, montando o cavalo Fantástico de São Pedro, da Estância GAP São Pedro, de Uruguaiana (RS).
Morfologia
Ao longo desta semana, a ABCCC deve divulgar a lista geral de animais confirmados para participar da 1ª Exposição Nacional do Cavalo Crioulo, organizada pela Associação e também prevista para ocorrer no mês de setembro. A Prévia Morfológica RS 02, a última do ciclo 2020, foi realizada no final de semana passado, em Esteio, e selecionou 110 exemplares da raça crioula.
Ao todo, 191 exemplares foram admitidos, dos quais 110 foram pré-selecionados. A lista com os 317 pré-selecionados nas três prévias do ciclo seguiu para avaliação pelos técnicos Carlos Marques Gonçalves Neto, Daniel Rossato Costa e Luciano Corrêa Passos.
As fêmeas foram responsáveis por 63% dos 191 animais admitidos. O destaque ficou com as éguas mais jovens das categorias Potranca Menor e Potranca Maior que, somadas, representaram 39% de toda a Prévia RS 02. Além disso, o número de inscritos apresentou crescimento de 30% em relação à Prévia RS 01, que naquela atividade admitiu 174 exemplares entre os dias 7 e 9 de agosto.
Nas três Prévias do ciclo 2020 foram 533 exemplares, dos quais 333 são fêmeas. As potrancas (maiores e menores) representam a maioria dos animais na morfologia em 2020, com 37%. A representatividade entre as fêmeas é ainda maior: a cada dez fêmeas, seis são potrancas, evidenciando que desde cedo a raça crioula tem buscado o standard morfológico.
Datas confirmadas
O 39º Freio de Ouro e a Morfologia da Expointer 2020 irão acontecer entre 21 de setembro e 4 de outubro. A programação completa pode ser conferida no site www.cavalocrioulo.org.br.