Durante a manhã desta quinta-feira (7), a Defesa Civil do Rio Grande do Sul emitiu dois alertas de alta severidade, sinalizando chuvas intensas e alertando a população não apenas para o risco de descargas elétricas, queda de granizo e rajadas de vento, mas também para a ameaça de cheias em arroios e inundações gradativas. Ambos são válidos até às 17h de hoje.
Dados do Laboratório de Agrometeorologia da Embrapa (Agromet) apontam que até às 14h35, o acumulado de chuvas para esta quinta-feira era de 68,4 mm. O índice diário supera o equivalente total de chuvas registrado no mês de setembro de 2022, referente a 66,6 mm.
O Serviço Autônomo de Saneamento de Pelotas (SANEP), diante do índice de chuvas registrado, emitiu nota informando que o reservatório R8, está sem energia e por conta disso, localidades dos bairros Areal e Laranjal apresentam desabastecimento. Informou ainda que a CEEE Equatorial já foi acionada e, assim que a luz for restabelecida na unidade, o bombeamento será retomado para normalização do sistema. O SANEP relatou ainda que o sistema de drenagem já está atuando na limpeza e desobstrução das grades de contenção das Casas de Bombas para assegurar escoamento e que equipes já estão em plantão nos setores operacionais para que os serviços assistenciais sejam mantidos.
Atualizando as informações sobre a interrupção no fornecimento de energia elétrica, a CEEE Grupo Equatorial Energia, emitiu boletim informando que às 14h cerca de 85 mil clientes estavam sem energia, distribuídos por toda a área de concessão da companhia. Por região, registra-se os seguintes números de clientes sem energia: Litoral Norte, com 29 mil clientes sem energia; Sul, com 22 mil; Litoral Sul, com 10 mil; Campanha, com 10 mil clientes sem energia; Metropolitana, com 8 mil; e Centro Sul, com 4 mil clientes sem energia. Os municípios mais atingidos são: Pelotas, Imbé, Canguçu, Viamão, Rio Grande, Lavras do Sul, Arroio do Sal, Tramandaí, Tavares, Chuí, Osório, Palmares do Sul, Santa Vitória do Palmar, Piratini e Cidreira.
A companhia reforça ainda que as tentativas de reparo para o retorno do fornecimento de energia elétrica para todos já estão sendo feitas, mas que os prazos para restabelecimento variam de acordo com a atual acessibilidade ao local atingido e a complexidade de cada caso.
TELEFONES ÚTEIS:
EMERGÊNCIAS:
Polícia: 190
Bombeiros: 193
CANAL DE ATENDIMENTO SANEP:
Telefone: (53) 3026-1115.
CANAIS DE ATENDIMENTO CEEE:
Telefone: 0800-721-2333;
SMS: 27307 – Preencher com a palavra LUZ e o número da Unidade Consumidora (UC), presente no canto superior direito da fatura de energia;
Whatsapp: (51) 3382-5500, para solicitar religação e informar falta de energia.