“Estamos atentos e podem ter a certeza de que atenderemos as demandas das cidades atingidas com as chuvas”. O anúncio foi feito pelo governador do Estado, Eduardo Leite (PSDB), durante audiência mantida na tarde de terça-feira (5), no Palácio Piratini, com prefeitos da Associação dos Municípios da Zona Sul (Azonasul), deputados e secretários estaduais.
Ao ouvir as reivindicações dos gestores municipais que demonstraram os prejuízos e os reflexos gerados pelas fortes chuvas na região, Leite colocou `a disposição da comitiva, composta por nove chefes do Executivo, a equipe de governo, inclusive com titulares das pastas presentes à reunião, e adiantou o contato pessoal para agendamento de reuniões em órgãos federais como o Ministério do Desenvolvimento Regional, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Exército Nacional e Secretaria Nacional da Defesa Civil para o encaminhamento de solicitações de recursos e atendimentos priorizados à região.
O documento entregue pelo vice-presidente da Azonasul, Henrique Pereira da Silva, prefeito de Arroio Grande (PP), pediu a cedência de maquinários para a recuperação de estradas vicinais e obras em estradas estaduais, face à necessidade de escoamento das safras e um programa extra de horas/máquinas. “A situação é crítica e não temos recursos nem para o combustível. Por isso, a necessidade de em aporte especial e o olhar diferenciado e sensível de Vossa Excelência para a nossa zona sul”, clamou o prefeito.
Durante os encaminhamentos com a equipe da administração estadual, o secretário de Agricultura Luiz Covatti Filho garantiu que 20 equipamentos, entre máquinas agrícolas e caminhões, estão sendo deslocadas para a atender a região. O rodízio, segundo ele, será coordenado pela Defesa Civil Regional. Covatti também manifestou que a secretaria está interessada em reverter as perdas do setor orizícola e que articula junto ao governo federal linhas de crédito e ações pontuais para apoiar os produtores.
Já o secretário da Casa Civil, Otomar Vivian, garantiu que sua pasta vai priorizar o reconhecimento das situações de emergência e acolheu a sugestão apresentada pelo deputado Fábio Branco (PMDB) para solicitar ao Comando Geral do Exército o apoio de mão de obra do batalhão de Engenharia para a recuperação das estradas danificadas.
Estradas
A peregrinação dos prefeitos em Porto Alegre seguiu com audiência na Superintendência do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) onde o titular, Tarso Teixeira, anunciou recursos disponíveis exclusivos às localidades que tenham assentamentos nas zonas rurais, no valor de R$ 250mil por município, para projetos de infraestrutura. Teixeira esclareceu, no entanto, que as prefeituras devem fazer o cadastramento das propostas via Siconv, o quanto antes, para se habilitarem ao recebimento dos recursos. A rubrica é pertencente ao MAPA.
Comitiva
Dez prefeitos estavam compondo a comitiva da Azonasul para a rodada de audiências de ontem na Capital. Os deputados da Bancada da Zona Sul: Luiz Henrique Viana (PSDB), Fábio Branco (PMDB), Pedro Pereira (PSDB), Fernando Marroni (PT) e Zé Nunes (PT) também deram sustentação aos pleitos apresentados. “Os prefeitos da região podem contar com apoio irrestrito do meu mandato, principalmente nestes momentos mais difíceis”, disse o deputado Viana.