
Uma partida que ficará na memória dos torcedores Xavantes. Com um Bento Freitas pulsante, o Brasil lutou até o fim mas foi eliminado na terceira fase da Copa do Brasil, após empate em 1 a 1 com o Atlético-MG na noite desta quarta-feira (26), devido ao placar agregado da partida de ida, quando perdeu por 2 a 1. Márcio Jonatan marcou para o Xavante e Zaracho para o Galo.
O clima de decisão esteve presente já na chegada das equipes, com os torcedores recepcionando o ônibus da equipe pelotense. Precisando de um gol para levar a decisão para os pênaltis, a equipe rubro-negra começou em um ritmo fulminante, pressionando o Galo no campo de defesa. E deu resultado. Logo aos 17 minutos, Márcio Jonatan tirou o grito da garganta dos torcedores. Mário Henrique cobrou falta próxima do meio-campo para a grande área. João Marcus desviou de cabeça para o atacante tocar com a perna direita na saída do goleiro Éverton.
A partir daí, o time mineiro partiu para cima buscando a classificação no tempo normal, mas parou na zaga Xavante. Os destaques foram as defesas de Marcelo Pitol e gol perdido pelo atacante chileno Vargas, que sozinho, na marca do pênalti, mandou para fora.
O segundo tempo teve mais tentativas de ações do Atlético, e tentativas de contra-ataque pelo Brasil. A partida continuava com essa tônica até os minutos finais, com o Xavante neutralizando as jogadas do Galo. Quando parecia que a partida se encaminhava mesmo para as penalidades, aos 45, Zaracho supreendeu a zaga rubro-negra e apareceu sozinho para aproveitar passe no alto de Mariano. Livre, o meia mandou um voleio para as redes. O Brasil tentou pressionar no final, mas sem sucesso. Com o apito final, a equipe recebeu os aplausos dos torcedores presentes.
O próximo compromisso do Xavante será a estreia na Série D do Brasileiro, no fim de semana dos dias 6 e 7 de maio, contra o Concórdia-SC, fora de casa. A data ainda será confirmada.