O Pelotas venceu o Internacional por 2 a 1 em Santa Maria, na tarde deste domingo (28), garantindo o acesso à elite do futebol gaúcho após três anos afastado. No jogo de volta da semifinal da Divisão de Acesso, após um empate sem gols no primeiro confronto na Boca do Lobo, o time áureo-cerúleo celebrou a vitória com alegria e emoção. Em 2025, o clube da Avenida Bento Gonçalves estará novamente entre os melhores do Estado.
O título da Divisão de Acesso será disputado entre Pelotas e Monsoon. O time de Porto Alegre venceu o Passo Fundo nos pênaltis, decidindo assim o adversário do Lobo. A partida de ida será na Boca do Lobo, e a volta na capital, possivelmente na próxima quarta-feira (31) e no domingo (4), respectivamente.
Os primeiros 45 minutos do confronto no Estádio Presidente Vargas foram de poucas emoções para colorados e áureo-cerúleos. O respeito mútuo entre as equipes e seus objetivos na decisiva disputa resultaram em um primeiro tempo equilibrado. O time da casa se esforçava para demonstrar interesse em um resultado positivo, mas sem convencer. O Pelotas segurava o adversário, mantendo-o distante do seu setor defensivo. Assim, o tempo inicial terminou sem gols.
No segundo tempo, a postura das equipes não mudou muito, mas o Pelotas começou a acreditar mais na vitória e a arriscar mais. Aos seis minutos, o atacante Warlei chutou a bola que encontrou o braço do zagueiro colorado, resultando em um pênalti para o Pelotas. Vitor Júnior cobrou e marcou: 1 a 0. Aos 28 minutos, após uma trapalhada do goleiro e da zaga do Inter, Warlei aproveitou a lambança e mandou a bola para a rede, ampliando para 2 a 0.
As emoções áureo-cerúleas estavam em alta, mas aos 36 minutos, o Internacional também teve um pênalti a seu favor após uma bola encontrar o braço de um defensor do Pelotas. Michel cobrou e descontou para o Inter: 2 a 1. O tempo corria sem favorecer nenhum dos lados, e o jogo seguia emocionante para ambos, com a tarde pintada de azul e amarelo em Santa Maria. O Pelotas estava de volta à divisão principal do futebol profissional do Rio Grande do Sul.
“Muito feliz, pois a gente trabalhou por isso, para esse momento, e estamos na primeira divisão”, resumiu o técnico áureo-cerúleo, Ariel Vanzini.
“Muita emoção saber que nossa aposta e nosso trabalho deram certo. Estamos muito felizes”, comemorou o presidente Rodrigo Brito.
FICHA TÉCNICA
Inter/SM 1 x 2 Pelotas
Inter-SM (1): Rafael Copetti; Mizael, Rodrigo Augusto, Jean Pablo e Márcio Goiano; David Cunha, Mateus Santana (David Batista), Fabrício Lusa (Wilson Júnior, intervalo), Jean Roberto e Jarro (Pepeto); Michel. Técnico: Daniel Franco.
Pelotas (2): Allan Thiago; Hélder, Yuri, Heverton e Adryel; Caucaia (Kriguer, intervalo), Christianno (Fernando Júnior), Vitor Júnior (Léo Gaúcho); Fauver Frank (Arthur Vanzela), Marcelinho e Warlei (Léo Ferraz). Técnico: Ariel Lanzini.
Árbitro: Rafael Klein.
Local: Estádio Presidente Vargas, em Santa Maria.