Projeto “Pare, olha, ouça, sinta: o bullying na escola” promove inclusão e respeito nas escolas do interior do RS e SC

O projeto é fundamentado no livro “UNI”, obra que narra uma história de amizade e enfrentamento do bullying. (Foto: Gelson Pereira)

O projeto “Pare, olha, ouça, sinta: o bullying na escola” está percorrendo instituições de ensino do interior do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, chegando a municípios da Região Sul do nosso Estado. A iniciativa apoiada pela China Brasil Tabacos tem como objetivo levar às escolas do interior a possibilidade de trabalhar o tema bullying, promovendo o respeito e inclusão entre crianças de séries iniciais.

O projeto é fundamentado no livro “UNI”, obra que narra uma história de amizade e enfrentamento do bullying. Para levar os ensinamentos às escolas, serão realizados 268 encontros no Rio Grande do Sul e Santa Catarina, nos quais a escritora Márcia Funke Dieter conta a história diretamente para as crianças. Além disso, também ocorrem 12 encontros com a participação de uma psicóloga para os professores, a fim de orientar sobre a utilização da literatura como ação de humanização.

Ao todo, o projeto já passou pelas escolas do interior das cidades de Venâncio Aires, Santa Cruz do Sul, Vera Cruz, Vale do Sol, Sinimbu, São Lourenço do Sul, Camaquã e, na quarta-feira (4), chegou nas primeiras escolas de Canguçu. Serão 24 educandários contemplados no município ao longo do mês de setembro.

Para Edislene Caseiro, analista de Compliance e Sustentabilidade da China Brasil Tabacos, esse tema é de suma importância por conta das inúmeras situações registradas com bullying e violência envolvendo as crianças. “É muito importante apoiar esse tipo de causa. Especialmente nas escolas do interior, sabemos que é mais difícil chegar esse tipo de projeto. Queremos atingir mais do que o filho do nosso produtor, mas viabilizar esses projetos tão importantes no interior “, declarou.

Parte fundamental na realização do projeto também é a entrega de exemplares do livro às escolas, material que é disponibilizado às crianças e serve de apoio para as professoras na abordagem do tema.

A escritora Márcia Funke Dieter é a responsável por contar a história diretamente para as crianças. (Foto: Gelson Pereira)

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome