O presidente Jair Bolsonaro nomeou a professora Isabela Fernandes Andrade, diretora do Centro de Engenharias (CEng), como reitora da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). A decisão foi publicada na madrugada de quarta-feira (6) no Diário Oficial da União (DOU).
Isabela fez parte da chapa “UFPel Diversa”, junto ao candidato a reitor, Paulo Roberto Ferreira Júnior. A chapa foi vencedora do processo de Consulta Informal com 56,5% dos votos. No segundo turno, disputou contra a chapa 2 “UFPel Mais”, que tinha à frente o professor Fábio Cerqueira, que obteve 43,5% dos votos.
De acordo com a Associação dos Docentes da UFPel (ADUFPel), ambos os nomes integraram a lista tríplice, referendada pelo Conselho Universitário (Consun) da universidade no dia 19 de outubro. Em primeiro lugar ficou Ferreira Júnior, que recebeu 56 votos dos conselheiros, seguido de Isabela, que obteve seis votos, e de Eraldo dos Santos Pinheiro, com dois votos. Todos compunham a chapa “UFPel Diversa”.
Conforme nota divulgada pela UFPel, repudiando a não nomeação de Ferreira Júnior, nos próximos dias a gestão se reunirá com as entidades organizados do processo de Consulta Informal, fará assembleia geral da comunidade e concederá coletiva de imprensa.
“A UFPel está em luta e fará de tudo, nos campos jurídico e político, para reverter essa vergonhosa decisão da Presidência da República”, finaliza a nota.