Enem 2020 começa no domingo (17)

Foto: Reprodução/Internet

Por Victoria Meggiato

O ano de 2020 foi atípico. Para os estudantes que vão prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi um período de incertezas. A prova é a principal porta de entrada em instituições de ensino superior e geralmente ocorre no mês de novembro. Porém, no ano passado, devido à pandemia de coronavírus, as provas impressas foram adiadas e, por isso, começarão no domingo (17), com a redação, prova de linguagens e ciências humanas. O segundo dia acontece em 24 de janeiro, com questões de ciências da natureza e matemática.

A grande novidade do Enem 2020 é a versão digital das provas. Essa modalidade vai acontecer nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro, e os participantes vão poder realizar o exame através do computador. Cerca de 100 mil estudantes devem aderir ao Enem Digital nesta primeira edição, e de acordo com o Ministério da Educação (MEC), até o ano de 2026 essa versão deve substituir as provas impressas, como forma de reduzir os custos de impressão.

No domingo, os estudantes vão ter 5h30 para resolverem as 90 questões de linguagens e ciências humanas, além de escreverem uma redação que deve ser desenvolvida no modelo dissertativo-argumentativo com, no máximo, 30 linhas. Já no dia 24, são 90 questões de ciências da natureza e matemática que podem ser feitas em até 5h.

No dia 5, os estudantes tiveram acesso ao Cartão de Inscrição do Enem 2020. Nele, o participante pode consultar todas as informações necessárias para a realização do exame, como: nome completo, número da inscrição, CPF, opção de língua estrangeira (inglês ou espanhol), atendimento especializado e/ou específico (se solicitado), datas e horários das provas, local de aplicação da prova, número da sala, cidade de realização, instruções sobre a Covid-19, obrigatoriedade do uso da máscara e necessidade de levar a própria água.

Novas regras
Para evitar o contágio pelo coronavírus, o Enem terá algumas determinações específicas. As regras principais já existentes seguem valendo: é necessário apresentar um documento oficial com foto e levar caneta esferográfica preta fabricada em material transparente. Além disso, o uso de máscara é obrigatório, e quem não estiver usando não poderá realizar o exame.

Na sala de aplicação, os participantes devem permanecer com a máscara durante toda a prova, devendo ser usada de maneira correta, cobrindo o nariz e a boca. Caso não aconteça, o candidato é eliminado. É possível levar máscaras para realizar a troca durante a prova, seguindo sempre as recomendações dos especialistas na área da saúde. A máscara só pode ser tirada para a identificação e também para comer e beber. Para a retirada, os participantes não devem tocar na parte frontal e, logo em seguida, precisam higienizar as mãos com álcool gel.

O distanciamento social também é obrigatório nessa edição do Enem. Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), as salas de aplicação da prova vão estar preparadas para garantir a segurança de todos.
Quem tiver sintomas ou for diagnosticado com Covid-19 até o dia da realização do exame deve entrar em contato com o Inep pela Página do Participante ou pelo telefone 0800 616161. Assim, esse candidato tem direito de participar da reaplicação do Enem nos dias 23 e 24 de fevereiro.

Pedido de adiamento
Na semana passada, a Defensoria Pública da União (DPU) fez um pedido de adiamento das provas do Enem, alegando falta de segurança em razão do novo pico de casos da Covid-19. A Justiça Federal de São Paulo recusou o pedido e manteve as datas das provas. A juíza Marisa Cucio afirmou que o adiamento teria consequências financeiras e poderia comprometer a formação acadêmica dos participantes.

Horário das provas e divulgação dos resultados
Os portões nos locais de prova do Enem vão abrir mais cedo para evitar aglomerações, 30 minutos antes do previsto. O horário de abertura, que nos anos anteriores era às 12h, agora será às 11h30 (horário de Brasília). O fechamento continua sendo às 13h, e o início do exame é às 13h30. No dia 17, o término das provas é às 19h, e no dia 24, às 18h30.
Os resultados, de acordo com o edital do Inep, serão divulgados no dia 29 de março.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome