Região sul registra mais de 24,9 mil corretores de seguros ativos no mercado

Especialistas apontam que há muito espaço para novos corretores e estratégia para se destacar é parceria com rede de corretoras para ampliar networkings, capacitação e vendas. (Foto: Divulgação)

Com o crescimento cada vez mais frequente de concorrência no setor segurador, o corretor de seguros precisa se destacar de outras formas. Dados da Superintendência de Seguros Privados (Susep), extraídos no último dia 19, mostram que atualmente somente na região Sul do país, são mais de 24,9 mil corretores ativos (pessoas físicas e jurídicas), sendo no estado Paraná (PR) a maior concentração, com mais de 10,8 mil profissionais. Seguido de Rio Grande do Sul (RS) com 8,6 mil corretores e Santa Catarina (SC) que soma mais de 5,4 mil. Contudo, proporcionalmente, ainda há muito espaço promissor para novos corretores de seguros não somente na região, mas em todo o Brasil, já que dados da pesquisa da Fundação Getulio Vargas (FGV) apontam que 9 em 10 brasileiros não têm qualquer tipo de seguro, trazendo ao corretor uma oportunidade de expansão e ao mercado mais oportunidade para novos corretores, principalmente para quem busca um emprego.

Hoje, no país, há 7,5 milhões desempregados, segundo dados do 2º trimestre deste ano divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). E entre as pessoas empregadas, pesquisa divulgada pela rede social profissional, Linkedin, aponta que cerca de 60% não gosta do próprio trabalho e que isso equivale que 3 a cada 5 brasileiros estão insatisfeitos na posição atual, podendo optar pela mudança e migrar para novas profissões, como a de corretor de seguros que se manteve em alta.

Foi o caso do Waldomiro Faria que começou sua vida como cortador de cana-de-açúcar e, após uma trajetória com diferentes focos, hoje é corretor da WR Corretora de Seguros, com produção em destaque na Lojacorr, maior rede de corretoras de seguros do país.

Na busca por uma nova profissão, especialistas apontam que a população que almeja esse crescimento/mudança profissional tem seguido uma linha da “não individualidade” como a economia colaborativa e a prática de networkings que constrói relacionamentos com pessoas e empresas para fins profissionais e até a realização de benchmarkings, com a adoção de um processo de pesquisa entre empresas do mesmo setor para analisar como seus produtos, processos e serviços estão desempenhando em relação aos concorrentes.

No setor segurador, essa já é uma realidade, principalmente quando falamos em ‘rede de corretoras´, um modelo de negócios que vem tendo destaque e ganhando força nos últimos anos e que está há décadas no mercado, no caso da Lojacorr, maior rede de corretoras de seguros do país, está há quase 30 anos em funcionamento. Segundo o Luiz Ernani Lepchak, diretor Regional Sul, diferente de uma franquia, ela empodera o corretor a continuar trabalhando de forma independente. “O corretor mantém sua própria carteira de clientes, sua própria identidade e seu próprio jeito de trabalhar e funcionar. A diferença é que ele conta com muita troca de conhecimento com mais de 6 mil profissionais em suas corretoras de seguros, apoio administrativo, comercial, financeiro, estratégico e sempre recebendo capacitação para estar por dentro das novidades dos produtos, seguradoras e economia do setor”, explica.

Além desses benefícios, Lepchak fala ainda do acesso às corretoras que uma rede fornece. “Um corretor parceiro, no caso da Lojacorr, tem acesso a mais de 40 seguradoras além de contar com sistemas de gerenciamento padrão com multicálculo, central de negócios, plataforma de gestão unificada, a oportunidade de trabalhar com diversos ramos, participar de campanhas, frequentar eventos exclusivos, se capacitar pelos cursos que trazem dados e tendências atuais do mercado, assessoria backoffice, assessoria jurídica”, fala o diretor..

Dentro de uma rede, o corretor não só tem acesso a mais ferramentas, mas também a profissionais de todas as regiões e a possibilidade de parcerias comerciais. Uma rede presente nacionalmente dá uma teia de contatos enorme, só a Lojacorr são mais de 60 unidades e com corretores especializados em diferentes produtos. “Então, além dele conseguir fazer essa troca de conhecimento, tem a oportunidade de realizar uma venda em conjunto, que chamamos de ‘Negócios Compartilhados’”. Nesse tipo de negociação, a rede é uma facilitadora e promove essa parceria comercial entre corretoras da Lojacorr para a negociação conjunta de produtos de seguro, previdência e planos de saúde. “É fechado um acordo de venda e o valor líquido da comissão é repassado diretamente às corretoras envolvidas na parceria, todos saem ganhando”, aponta Lepchak.

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