A Comissão Estadual dos Festejos Farroupilhas 2023 definiu nesta terça-feira (04), durante encontro no Galpão Crioulo do Palácio Piratini, os critérios para a seleção da canção-tema dos festejos deste ano. Segundo o regulamento, disposto através de uma Chamada Pública, podem participar compositores de todo o Brasil, e as músicas devem ter como tema principal o “Centenário da Revolução de 1923”.
A secretária adjunta de Estado da Cultura, Gabriella Meindrad, presidente da Comissão dos Festejos Farroupilhas, lembra da importância das composições não ficarem restritas à guerra entre chimangos e maragatos. “Elas também devem abordar os invisibilizados da Revolução de 1923: negros e negras, mulheres, indígenas, personagens que pouco aparecem ou quase nada na história”, ressalta.
As canções também devem ser inéditas, devidamente arranjadas e contemplar ritmos consagrados do cancioneiro rio-grandense. Os compositores têm do dia 05 de abril até o dia 04 de maio, às 17h, para se inscreverem através do e-mail [email protected]. Além do formulário de inscrição, é necessário o envio do arquivo da letra em formato.doc (word) e uma composição por mídia em arquivo formato MP3.
Não há premiação em dinheiro para a música escolhida, cujo regramento dos direitos autorais consta na declaração do formulário de inscrição. A escolha da canção será por membros da Comissão dos Festejos Farroupilhas 2023 e o resultado será divulgado no dia 09 de maio, no site da Sedac.