Biblioteca Pública do Estado terá primeira diretora negra em 150 anos

Ana Maria de Souza assume também o Sistema Estadual de Bibliotecas. (Foto: Thiele Elissa)

A Biblioteca Pública do Estado (BPE), instituição vinculada à Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), será comandada, pela primeira vez desde a sua fundação, por uma diretora negra. Ana Maria de Souza, que também está à frente do Sistema Estadual de Bibliotecas, assume a BPE com o desafio de dar continuidade e aprimorar o trabalho de sua antecessora, Morganah Marcon.

“A gestão da BPE é muito complexa. Estamos falando de gestão de acervo histórico e de circulação, gestão de um centro cultural pulsante, gestão de um prédio tombado pelo IPHAN [Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional] e pelo IPHAE [Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Rio Grande do Sul], de gestão de pessoas e sobretudo de atendimento ao público. Diante de tudo isso, muitas frentes estão precisando de ajustes. E claro, tudo que é positivo e está funcionando, nós vamos manter e até ampliar”, ressalta a nova diretora da Biblioteca.

Ana Maria é graduada em Biblioteconomia e Documentação e tem pós-graduação em Gestão do Conhecimento. Ela trabalhou por 22 anos na Petrobras Distribuidora, período em que coordenou diversos setores: Biblioteca, Documentação Técnica, Gestão Documental e Gestão de Efetivo. Na empresa, também foi consultora de Regulação.

Concursada do governo do Estado, já vinha desempenhando funções na Biblioteca Lucília Minssen, na Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ) – instituição vinculada à Sedac. Com toda essa experiência, ela se considera preparada e segura para encarar o novo desafio. “Vou trabalhar com a equipe. Acredito muito na forma de gestão colaborativa. Tudo que tiver que ser feito será feito junto com eles desde o planejamento, passando pela execução, análise dos resultados e arrematando nos ajustes. Vamos investir também em treinamento para a equipe e em projetos de restauração e conservação do prédio”, explica.

A secretária de Estado da Cultura, Beatriz Araujo, fala sobre as expectativas para a vinda da nova diretora. “Ao iniciarmos a nova gestão, passamos por um período de renovação na Sedac, introduzindo mudanças em diversas áreas e nas instituições vinculadas. É preciso criar oportunidades e abrir espaços para novos talentos, ideias e projetos. Com a criação do Departamento de Livro, Leitura e Literatura, pretendemos intensificar a nossa atuação no segmento, estruturar ações em cooperação com a Secretaria da Educação para o estímulo à leitura, a qualificação do aprendizado e a promoção da cidadania. A Ana Maria tem perfil e experiência na área para estar à frente desses desafios na Biblioteca Pública do Estado”, reforça a secretária.

Para a biblioteconomista, o convite para chefiar a BPE foi uma surpresa. “Fiquei muito honrada com a oportunidade de dirigir uma biblioteca histórica, sob o ponto de vista cultural e arquitetônico. Estamos falando de um prédio belíssimo, um patrimônio, e da importância da BPE no despertar e estimular o amor pela leitura”, exalta.

Sobre ser a primeira mulher negra à frente da BPE, desde a sua fundação, em 1871, Ana Maria pondera que o fato que a trouxe até aqui não é sobre a cor da sua pele. “É sobre minha formação, minha experiência profissional, minha motivação e meu comportamento. Mas temos que ressaltar a importância de termos uma mulher preta na direção da BPE. Isso vai falar para as centenas de estudantes pretas que é possível, que a barreira da cor está sendo transposta”, reforça.

Juntamente com Benhur Bortolotto, diretor do Departamento de Livro, Leitura e Literatura, a biblioteconomista adianta que ambos já estão trabalhando em novos projetos. E citou alguns deles: ciclo de palestras, digitalização do acervo, lançamentos de exposições itinerantes e da Revista Literária da BPE. A instituição vai realizar ainda atividades interdisciplinares permanentes nas bibliotecas de bairro e no interior do Estado, e dar continuidade à obra de restauro interno iniciada em 2021.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome