O que é direção defensiva?
A direção defensiva (direção segura ou direção preventiva) é um conjunto de ações de prevenção que o motorista deve tomar em condições adversas, sendo o principal objetivo reduzir acidentes ou amenizar as suas consequências.
A direção defensiva é dividida em duas atitudes: a primeira é preventiva, no qual a atitude do motorista é permanente em evitar acidentes (como utilizar o cinto de segurança). A segunda é a corretiva, onde a atitude adotada pelo condutor é tomada quando é confrontado com imprevistos (como colocar o triângulo de sinalização).
Quais elementos fundamentais da direção defensiva?
Existem cinco elementos que são essenciais na direção defensiva que o condutor deve conhecer para garantir maior segurança em dirigir.
Conhecimento: É preciso conhecer o Código de Trânsito Brasileiro e seguir as regras e normas previstas em lei.
Atenção: O motorista precisa dirigir atento a todos os detalhes do trânsito (vias, veículos a sua volta, o clima, sinalização e etc).
Previsão: Essa capacidade é de antecipar situações de imprevistos no trânsito, como pneu furado ou pedestre atravessando a via fora da faixa.
Decisão: Trata-se da capacidade de decisão do motorista nos momentos de imprevistos ou riscos.
Habilidade: É ligada a habilidade do motorista manusear o veículo, sendo adquirida com prática e tempo.
Essas cinco capacidades estão ligadas entre si para que o motorista pratique uma direção defensiva. Vamos imaginar que João, um jovem motorista que estava indo em direção a faculdade, não pratica a direção defensiva.
Em um certo dia, ele estava dirigindo seu carro com o braço para fora do veículo (falta de conhecimento do CTB) e cantando a sua música preferida no último volume (olha a falta de atenção no trânsito).
Com essa distração ele não percebeu que um pedestre está atravessando a rua (falta de previsão), atropela a pessoa e foge do local (falta de decisão correta). Por ter causado um acidente e abalado emocionalmente, ele bate o veículo em um poste (habilidade).
Lógico que essa é uma situação hipotética, mas que pode acontecer com qualquer motorista. Nessa suposição, se João estivesse prestando atenção enquanto dirigia e seguindo as leis de trânsito, a situação seria diferente e ninguém sairia ferido.
Na próxima edição fique por dentro das dicas de direção defensiva.
Fonte: Internet/Bidu