Desde que me conheço por gente, ouço a frase: o tempo voa! Quando o smartphone se acoplou à nossa mão e se tornou uma extensão do nosso corpo, revisitamos esta expressão. Como muita coisa acontece simultaneamente, o tempo literalmente voa!
Parece que faz muito que a tecnologia adentrou em nossas vidas e mudou o nosso jeito de pedir ou esperar por um transporte, por comida, alterou a nossa forma de comprar e mudou até a maneira de nos relacionarmos com as pessoas. Inclusive, a tecnologia tem aproximado quem está longe e distanciado quem está perto. Muitas vezes você está ao lado de uma pessoa que fica o tempo todo falando com quem está do outro lado da tela.
Mas, na prática, o smartphone foi criado há 15 anos e se popularizou no Brasil há apenas uma década.
E a tecnologia veio para ficar, fazendo parte permanentemente de nossas vidas e alterando o nosso comportamento individual e social. Entre 2023 e 2024 a transformação digital irá acelerar as mudanças da sociedade com a chegada da internet 5G e com o avanço da internet das coisas, inteligência artificial e o metaverso.
A internet das coisas se caracteriza pela interconexão digital de objetos cotidianos com a internet e irá alterar a forma como nos relacionamos até com a nossa casa. É uma rede de objetos físicos capaz de reunir e de transmitir dados.
A inteligência artificial permite que máquinas operem eficientemente e resolvam problemas. Os chatbots usam a inteligência artificial para entender os problemas dos clientes. Os assistentes inteligentes usam comando de voz para interagir. O mecanismo pode até fornecer recomendações automatizadas para programas de TV com base nos hábitos de visualização dos usuários.
O metaverso é uma experiência de imersão. É um mundo virtual que tenta replicar a realidade através de dispositivos digitais. Podemos imaginar o metaverso como um novo tipo de “rede social” de interação futura dentro da internet. Irá permitir que os usuários trabalhem, façam compras, se encontrem, joguem e socializem em ambientes 3D.
Cada empresa vai construir o seu “verso” e usar moedas digitais. Vamos sair à rua com um óculos especial e ver a integração de coisas reais, como um prédio, com o virtual, com uma placa digital que só é percebida por quem estiver usando um novo óculos de realidade virtual.
Cada indivíduo poderá ter o seu “gêmeo digital” e a espécie humana deverá viver uma ampliação cognitiva. Em poucos anos não seremos mais os mesmos. Será um outro mundo, nesse caso, um mundo virtual interagindo com o mundo real. Neste momento, é até difícil de imaginar essa nova realidade que se avizinha.
A internet 5G impactará na forma como produzimos e consumimos, mas nem todos os gaúchos estão se preparando. Pesquisa realizada pelo IPO – Instituto Pesquisas de Opinião verificou que 52,3% dos gaúchos afirmam que não estão se preparando para as novas tecnologias.
O futuro é logo ali. E você, está se preparando para ele?